A INDÚSTRIA CULTURAL E A AQUISIÇÃO DO CRÉDITO PELO IDOSO: UMA RAZÃO PARA O SUPERENDIVIDAMENTO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em tempos de pós-modernidade, o que se vê é que os hábitos de consumo não são manifestações espontâneas dos indivíduos, mas verdadeiras imposições determinadas pela indústria cultural. O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a indústria cultural é capaz de determinar o comportamento de um público específico de consumidores, os idosos, à aquisição irresponsável de crédito, de forma a conduzi-los ao superendividamento. O método a ser utilizado será o dedutivo e a pesquisa será feita em bibliografia nacional.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
AFONSO, Luiz Fernando. Publicidade abusiva e proteção do consumidor idoso. São Paulo: Atlas. 2013.
ARAÚJO, Fábio Francisco de; CASOTI, Letícia Moreira; SILVA, Renata Céli Moreira da; PESSÓA, Luis Alexandre Grubts de Paula. O consumidor de terceira idade na primeira década do século XXI: uma análise da propaganda dirigida a idosos.Revista Administração em Diálogo. São Paulo, v. 17, n.1, Jan/Abr. 2015, p. 54-85.
BORGES, João Paulo Resende. O Superendividamento no Brasil: um estudo sob a ótica da Análise Econômica do Direito. Revista da Procuradoria Geral do Banco Central. Brasília, v. 12, n. 2, Dez. 2018, 95-109.
BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 2, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0102-88392001000200011&lng= e m&nrm=iso. Acesso em: 05/11/2019.
CALAZANS, Janaína de Holanda Costa; CAVALCANTI, Gêsa Karla; LUCIAN, Rafael. O uso de redes sociais segmentadas na promoção de produtos culturais: uma análise do caso getglue. Revista Interamericana de Comunicação Midiática. V. 12 n. 14, 2013, p. 202-213.
CAMARANO, Ana Amélia. Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2002.
CANEDO, Daniele. “Cultura é o quê?” – reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. V ENECULT – Encontro de estudos multidisciplinares em cultura, 2009.
CANTO, Rodrigo Eidelvein do. Direito do consumidor e vulnerabilidade no meio digital. Revista Direito do Consumidor. São Paulo, v. 87, p. 179-209, mai./jun. 2013
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. Coleção primeiros passos. Brasília: Brasiliense, 1980.
DAVIES, Lorenice Freire; NUNES, Denise Silva. A influência da indústria cultural no consumo e o papel da educação ambiental para a promoção do consumo sustentável. Anais da semana acadêmica FADISMA ENTREMENTES. 11 ed. Santa Maria, 2014.
DOLL, Johannes; CAVALLAZZI, Rosangela Lunardelli. Crédito Consignado e Superendividamento dos Idosos. Revista Direito do Consumidor. v. 107, set./.out, 2016. Disponível em:http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/do
c_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/RDCons_n.107.11.PDF
MARQUES, Cláudia Lima. A proteção do idosos consumidor: diálogo das fontes para proteger o idoso e prevenir o superendividamento. In: LEITE, G. S; Leite G. S; Mendes, G. F; Mudrovitsch, R. B. Manual dos Direitos da Pessoa Idosa. São Pulo: Saraiva, 2017.
MIRAGEM, Bruno. Curso de Direito do Consumidor. 6 ed. Ver, atual. eampl. – São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
OLIVEIRA, Felipe Guimarães. O superendividamento na sociedade brasileira e os desafios para uma tutela jurídica-econômica de proteção ao consumidor no século XXI. Dissertação. (Mestrado na área de Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional) – Centro Universitário do Estado do Pará, Belém, 2016. Disponível em: https://www.cesupa.br/MestradoDireito/dissertacoes.asp.
PEDREIRA, Adalto; OVALLE, Carolina; DUTCOVSKY, Caroline; IVANTES, Juliana; MORTEAN, Lais; BOURROUL, Leonardo; XANTHOPOYLOS, Marcelle; PALMIERI, Maria de Lourdes; FERRARI, Sthefanny; PEIXOTO, Thais. Consumo e Identidade: Reflexão sobre a indústria cultural e sua influência no cotidiano. Psicologado. Edição 08/2011. Disponível em: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/consumo-e-identidade-reflexao-sobre-a-industria-cultural-e-sua-influencia-no-cotidiano . Acesso em 11 Nov 2019.
ROSA, Luiz Carlos Goiabeira; BERNARDES, Luana Ferreira; FÉLIX, Vinícius César. O idoso como consumidor hipervulnerável na sociedade de consumo pós-moderna. Revista Jurídica da Presidência. Brasília, v. 18, n. 116, p. 533-558, out.2016/jan.2017.
SCHMITT, Cristiano Heineck. Consumidores hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo. São Paulo: Atlas, 2014.
SOARES, Dennis Verbicaro; VERBICARO, Loiane da Ponte Souza Prado. A indústria cultural e o caráter fictício da individualidade na definição de consumidor-comunidade global. Revista Jurídica Cesumar. Maringá, v. 17, n.1, p. 107-131, jan./abr. 2017.