O Poder das Coletividades na Sociedade Globalizada: Um Olhar sobre o “Poder Para” nos Movimentos Sociais Globais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ARENDT, Hannah. On violence. New York: Harcourt, Brace & World, 1970.
DE FAZIO, Marcia Cristina Puydinger. Protagonismos e cenários dos movimentos sociais globais: atores não estatais de resistência e o poder das redes.In: OLIVEIRA, Odete Maria de. (Org). Relações internacionais, direito e poder: cenários e protagonismos dos atores não estatais, v.I, p.323-363. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
FRASER, Nancy. Mapeando a imaginação feminista: da redistribuição ao reconhecimento e à representação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.15, n.2, p.291-308, maio/ago.2007.
GALBRAITH, John Kenneth. Anatomia do poder. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1986.
GOEHLER, Gerhard. Constitution and use of power. In: GOVERDE, Henri et al (Eds.). Power in contemporary politics: theories, practices, globalizations. London: Sage, 2000.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais antiglobalização: de Seatle/1988 a Nova York/2002. In: GOHN, Maria da Glória (Org). Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
GOVERDE, Henri et al. Power in contemporary politics: theories, pratices, globalizations. London: Sage, 2000.
MANN, Michael. The sources of social power. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MOORE, Barrington. Poder político e teoria social: sete estudos. São Paulo, Cultrix, 1972.
MORISS, Peter. Power: a philosophical analysis. Manchester: Manchester Univsersity, 1987.
OLSSON, Giovanni. O poder político no espaço global: o protagonismo dos atores estatais e não estatais. In: OLIVEIRA, Odete Maria de. (Org). Relações internacionais, direito e poder: cenários e protagonismos dos atores não estatais: volume I / organizadora Odete Maria de Oliveira. Ijuí: Unijuí, 2014.
________. Giovanni. O poder dos indivíduos e das coletividades como atores não estatais no espaço global. In: OLIVEIRA, Odete Maria de. (Org). Relações internacionais, direito e poder: o contraponto entre os atores estatais e não estatais: volume II / organizadora Odete Maria de Oliveira. Ijuí: Unijuí, 2014.
________. Giovanni. Poder político e sociedade internacional contemporânea: governança global com e sem governo e seus desafios e possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
PARSONS, Talcott. Sociological theory and modern society. New York: The Free Press, 1967.
REYNALDO, Renata Guimarães. Impactos dos movimentos sociais como atores não estatais e seu processo de transnacionalização. In: OLIVEIRA, Odete Maria de. (Org). Relações internacionais, direito e poder: cenários e protagonismos dos atores não estatais, v.I, p.365-424. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
SILVA, Tereza de Almeida. Islão e fundamentalismo islâmico das origens ao século XXI. Lisboa: Pactor – Edições de Ciências Sociais e Política Contemporânea, 2011.
WEBER, Max. Wirtschaft und Gesellschaft. Fünfte revidierte Auflage. Tübingen: Tübingen/Mohr, 1980.