REFUGIADOS E O DIREITO AO TRABALHO NO BRASIL: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL E DAS OBRAS DE HANNAH ARENDT

Conteúdo do artigo principal

Andrey Araujo de Araujo
Fabiano de Aragão Veiga

Resumo

É relevante tratar-se sobre o acolhimento e a integração dos refugiados no Brasil. Analisar-se-á a efetivação do acesso dos refugiados ao mercado de trabalho brasileiro, no século XXI, a partir da pesquisa sobre a legislação internacional e nas obras de Hannah Arendt. Nesta pesquisa qualitativa, aliada a procedimento bibliográfico, identificou-se omissão ou cortina de exclusão social deste grupo e a atualidade das ideias de Arendt. Conclui-se o inefetivo acesso ao emprego e a necessidade de políticas públicas mais incisivas. Tais fatos levam à exclusão social, com danos psicológicos e sociais, e à transgressão à identidade e à dignidade dos refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ARAUJO, Andrey Araujo; VEIGA, Fabiano de Aragão. REFUGIADOS E O DIREITO AO TRABALHO NO BRASIL: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL E DAS OBRAS DE HANNAH ARENDT. Revista de Direitos Fundamentais nas Relações do Trabalho, Sociais e Empresariais, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 2, p. 1–20, 2022. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2021.v7i2.8144. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadireitosfundamentais/article/view/8144. Acesso em: 2 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrey Araujo de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Pós Graduação em Direito