Sobrejornada: um Olhar a partir do Dano Moral em Razão de Doenças Psicolaborais

Robert Carlon De Carvalho, Viviane Coêlho de Séllos Knoerr

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo avaliar a responsabilidade civil do empregador por conta dos danos psicolaborais causado ao empregado celetista em razão da submissão destes ao regime de sobrejornada de trabalho. O estudo aborda temas relevantes, como a teoria do contrato de trabalho; as limitações constitucionais e celetistas acerca da jornada de trabalho. Tudo frente ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Avalia outrossim os direitos fundamentais e humanos previstos ao trabalhador, como o direito fundamental à saúde, como pressuposto da existência digna.Abordar-se-á o tema através do método dedutivo e dialético, além da pesquisa em livros, artigos e publicações jurídicas no geral.


Palavras-chave


Dano moral; Dignidade da pessoa humana; Relação de emprego; Sobrejornada

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ronaldo Alves de. Dano moral e sua valorização. 2.ed.São Paulo: Atlas, 2011.

BARACAT, Eduardo Milleo. A Boa-fé no Direito Individual do Trabalho. São Paulo: Ltr. 2003.

BARROS, Alice Monteiro de. Curso deDireito do Trabalho. 6. ed. Ltr. São Paulo: 2010. BRITO FILHO, José Cláudio Monteiro de. Trabalho com redução à condição análoga à de escravo: análise a partir do trabalho decente e de seu fundamento, a dignidade da pessoa humana.In VELOSSO, Gabriel; FAVA, Marcos Neves. Trabalho Escravo Contemporâneo: o desafio de superar a negação.LTr. São Paulo: 2006.

CAHALI, Yussef Said. Dano moral. 4.ed. Ver. Atual. E ampl. Revista dos Tribunais. São Paulo: 2011.

DEJOURS, Christophe. A banalização da injustiça social. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro: 2001.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho.LTr. São Paulo: 2008.

_________________. Jornada de trabalho e descanso trabalhista. 3ed. LTr. São Paulo: 2003.

FERREIRA, Daniel. GODOY, Maria Ivone. A promoção do desenvolvimento nacional sustentável e a certidão negativa de débitos trabalhistas (cndt).InRevista Jurídica. V.2, n.29.Unicuritiba. Curitiba: 2012.

JORGE NETO, Francisco Ferreira; CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa. Manual de Direito do Trabalho. 2.ed., Lumen Juris. Rio de Janeiro: 2004.

LEE, Sangheon. MCCANN, Deirdre. MESSENGER, Jon C. Duração do trabalho em todo o mundo: tendências de jornadas de trabalho, legislação e políticas numa perspectiva global comparada.Inhttp://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/work_hours/pub/duracao_tr abalho_284.pdf, consultado em 06/04/2015

LOTTO, Luciana Aparecida. Ação civil pública trabalhista contra o trabalho escravo no Brasil. Ltr. São Paulo: 2008.

MISAILIDIS, Mirta Gladys Lerena. Os direitosFundamentais da Pessoa do Trabalhador na OrdemEconômica Global. In http:// periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/vj/article/view/14850, consultado na data de 12.03.2013) MORAES, Maria CelinBodin de. Danos à pessoa humana: uma leitura civil-constitucional dosdanos morais. Renovar. Rio de Janeiro: 2009.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito do trabalho: história e teoria geral do direito do trabalho: relações individuais e coletivas do trabalho. 25.ed. Saraiva. São Paulo: 2010.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Disponível em:

. Último acesso em: 15 de março de 2011.

ROBBINS, L. Patologia estrutural e funcional. 5. ed. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro: 1996.

SARLET, Info Wolfgang. Dignidade humana e moralidade democrática. Brasília Jurídica. Brasília: 2001.

________________. O princípio da Dignidade da Pessoa Humana e os Direitos Fundamentais. 2.ed. Livraria do Advogado. Porto Alegre: 2002.

_______________. A Eficácia dos Direitos Fundamentais: uma Teoria Geral dos Direitos Fundamentais na Perspectiva Constitucional. 10.ed. Livraria do Advogado. Porto Alegre: 2009.

_______________. Dignidade da pessoa humana direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988, 3. ed., Livraria dos Advogados. Porto Alegre: 2004.

_______________. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais. 9ª ed. Do Advogado editora. Porto Alegre: 2012

_______________. Algumas considerações em torno do conteúdo, eficácia e efetividade do direito à saúde na constituição de 1988. Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado (RERE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, no. 11, setembro/outubro/novembro, 2007. Disponível na Internet:

. Acessado em 26 de maio de 2015. SEVERO, Sérgio. Os danos extrapatrimoniais. Saraiva. São Paulo: 1996.

SILVA, Érica Guerra da. Os entraves para o desenvolvimento da função social da empresa.In Revista de Direito Brasileira. Ano 3, Volume VI. Conpedi. São Paulo: 2013. SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 18.ed., Malheiros. São Paulo:

SILVA, Leonardo Rabelo de Matos. A crise no contexto da globalização e seus efeitos nos direitos sociais. In. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rdugr, 2004.

SILVA, Wilson Melo da. O dano moral e sua reparação. Rio de Janeiro: Forense, 1969. STOCCO, Rui. Tratado de responsabilidade civil. Responsabilidade civil e sua interpretação doutrinária e jurisprudencial. 5.ed. Editora Revistas dos Tribunais. São Paulo:

VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil :Responsabilidade Civil. Atlas, São Paulo: 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2015.v1i1.962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.