NOVOS PACTOS SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO: AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE AS INJUSTIÇAS SOCIAIS NA REGIÃO
Main Article Content
Abstract
O artigo analisa a realidade latino-americana, considerando as injustiças sociais presentes nessa região, de maneira a traçar um possível caminho para um novo pacto social que possibilite pensar políticas públicas eficientes. Nesse contexto, é fundamental estabelecer uma relação entre desigualdade, pobreza e desenvolvimento, considerando que as privações podem produzir redução das capacidades dos indivíduos e a (in)efetividade das políticas públicas para promoção dos direitos sociais. Para seu desenvolvimento o estudo dialoga com a abordagem das capacidades do economista Amartya Sen e com o fenômeno da aporofobia da filósofa Adela Cortina.
Downloads
Article Details
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
References
CEPAL), La ineficiencia de la desigualdade. Santiago, 2018. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/43442/6/S1800059_es.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
CEPAL. La matriz de la desigualdad social en América Latina. Santiago: Nações Unidas, 2016. Disponível em: https://www.cepal.org/sites/default/files/
events/files/matriz_de_la_desigualdad.pdf. Acesso em: 9 abr. 2020.
CEPAL. Anuario Estadístico de América Latina y el Caribe, 2019. Santiago, 2020. Disponivel em: file:///D:/Usuario/Downloads/S1900583_mu.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
CORTINA, Adela. Aporofobia: el rechazo al pobre. Un desafío para la democracia. Barcelona: Paidós, 2017.
ONU (Organização das Nações Unidas). Entrevista: Entenda a nova linha global de pobreza. ONU News, [s. l.], out. 2015. Disponível em: https://news.un.org/pt/audio/2015/10/1149521. Acesso em: 13 abr. 2020.
MACHADO, Fernando Luís. Desigualdades sociais no mundo atual: teoria e ilustrações empíricas. Mulemba, Revista Angolana de Ciências Sociais, Lisboa, Portugal: Edições Pedago, 2015. Disponível em: https://ciencia.iscte-iul.pt/publications/desigualdades-sociais-no-mundo-atual-teoria-e-ilustracoes-empiricas/27853. Acesso em: 29 mar. 2020.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. Tradução de por Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. Tradução de Denise Bottmann e Ricardo Dominelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, Amartya. Amartya Sen e as mil facetas da pobreza. Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2001. Disponível em: https://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2001-07-01/amartya-sen-e-as-mil-facetas-da-pobreza%2C9286.html. Acesso em: 30 abr. 2020.
SEN, Amartya. KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. Tradução de Bernardo Ajzemberg e Carlos Eduardo Lins da Silva. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.