O MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NOS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.

Conteúdo do artigo principal

BEATRIZ GOMES
Ana Caroline Queiroz dos Remédios

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar as condições de trabalho em quem atua em ambientes de criação ou construção de alimentos a partir do processo de transgenia. A metodologia aplicada foi o método dedutivo; quanto aos meios de pesquisa, utilizou-se o bibliográfico, com uso da doutrina, da legislação, artigos científicos sobre o assunto; no tocante aos fins, a pesquisa compreende-se como qualitativa. Este artigo explora os impactos laboratoriais e ambientais associados às condições de trabalho para quem atua na manipulação de alimentos transgênicos, explora que embora existam práticas de segurança em vigor, ainda há necessidade de aprimorar medidas para mitigar riscos e garantir a saúde dos trabalhadores. Investir em melhores condições laborais e treinamentos adequados é crucial para promover um ambiente de trabalho mais seguro e sustentável. Essas melhorias não só beneficiam os trabalhadores, mas também contribuem para a qualidade e segurança dos alimentos produzidos. A pesquisa examina a estrutura do ambiente de trabalho, os riscos ocupacionais, as práticas de segurança e saúde dos trabalhadores, bem como as estratégias de treinamento e capacitação. Os resultados proporcionam uma visão abrangente das condições laborais e sugerem melhorias para promover um meio ambiente de trabalho sadio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, BEATRIZ; QUEIROZ DOS REMÉDIOS, Ana Caroline. O MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NOS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO DE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, [S. l.], v. 10, n. 2, 2025. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadtmat/article/view/10978. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Caroline Queiroz dos Remédios, Universidade do Estado do Amazonas

Mestranda em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Especialista em Direito Público pela Legale Educacional. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Brasileira de Direito - Ebradi. Advogada. Professora de Ensino Superior na Universidade Nilton Lins.