Os princípios jurídicos no estado democrático de direito e o princípio trabalhista da proteção: uma análise das funções informativa, normativa e interpretativa do princípio da proteção.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por escopo investigar, a partir da perspectiva das dimensões materiais e eficaciais do direito ao trabalho, abordando a questão dos princípios e suas funções, a abrangência do princípio da proteção no direito do trabalho. Promovendo o aprofundamento investigativo através de pesquisa descritivo-explicativa do tipo documental-bibliográfica, dedica-se a problemas analítico-conceituais das teorias dos princípios. Revela que os princípios têm ampla aplicação no direito do trabalho e estes, especialmente o da proteção, devem estar presentes no sistema trabalhista em suas funções informativa, interpretativa e normativa a fim de assegurar-se a eficácia dos direitos fundamentais sociais.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, R. Teoria dos direitos fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2008.
BARROSO, L. R. Interpretação e aplicação da Constituição. São Paulo, Saraiva, 1998.
BOBBIO, N. Teoria do ordenamento jurídico. Brasília: UNB, 1996
______. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BONAVIDE, R. S. Conceito de princípios constitucionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
DELGADO, M. G. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2007
DWORKIN, R. O império do direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ESPÍNDOLA, R. S. Conceitos de princípios constitucionais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
GUALUPPO, M. C. Os princípios jurídicos no Estado democrático de direito: ensaio sobre o modo de sua aplicação. Revista de Informação Legislativa, Brasília, n. 143, jul./set. 1999.
RODRIGUEZ, A. P. Princípios de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2000.
SCHWARZ, R. G. Curso de iniciação ao direito do trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.