O TRABALHO ANÁLOGO AO ESCRAVO NA CADEIA PRODUTIVA REGIONAL DO AÇAÍ: UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA CADEIA DE VALOR

Conteúdo do artigo principal

Laís de Castro Soeiro
Suzy Elizabeth Cavalcante Koury

Resumo

O presente artigo propõe-se a discutir a existência de trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva regional do açaí, para tanto, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial. Os objetivos são apresentar o conceito de trabalho escravo; compreender como se organizam as relações e as condições de trabalho dos trabalhadores inseridos nessa cadeia de produção; analisar o caso dos trabalhadores resgatados em situação de trabalho análogo ao escravo na extração do açaí, na Ilha do Marajó, no Pará. Por fim, buscar-se-á discutir os avanços e os desafios no combate ao trabalho escravo na cadeia produtiva do açaí, na região Amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOEIRO, Laís de Castro; CAVALCANTE KOURY, Suzy Elizabeth. O TRABALHO ANÁLOGO AO ESCRAVO NA CADEIA PRODUTIVA REGIONAL DO AÇAÍ: UMA ANÁLISE ACERCA DAS RELAÇÕES E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA CADEIA DE VALOR. Revista do Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 38–54, 2020. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9857/2020.v6i2.7032. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadtmat/article/view/7032. Acesso em: 24 jan. 2025.
Seção
Artigos