A NECESSIDADE DE REAFIRMAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO COM BASE NA DOUTRINA MARXISTA
Contenido principal del artículo
Resumen
Trata-se de Revisão bibliográfica interdisciplinar voltada para o Direito Do Trabalho e suas matérias propedêuticas como a sociologia do trabalho, economia do trabalho e economia política relativamente ao trabalho mediante lições de Karl Marx e de consagrados interpretes de seus textos. Aborda-se o trabalho e as características da exploração do trabalho humano pós-revolução industrial com enfoque na importância do salário e no conflito de interesses do capital no embate com o trabalho ressaltando a importância de reafirmar constantemente o Direito do Trabalho e de interpretar corretamente influxos do capital como a Reforma Trabalhista de 2017.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1987. Páginas: 49-60.
GUIMARÃES, I. Reprodução e Trabalho, in IVO, Anete et all. Dicionário Temático desenvolvimento e questão social. Annablume, 2013, 422-428.
HARVEY, D. A superpopulação relativa in: Para entender o Capital, Livro 1, Boitempo, 2013, p. 267-275.
SINGER, Paul. Economia Política do Trabalho, SP, HUCITEC, 1977, p. 118-146.
SOMBRA, Thiago Luís Santos. A Eficácia dos Direitos Fundamentais nas Relações privadas. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011.
IANNI, O. A questão social, São Paulo em Perspectiva, 5 (1), 1991. Disponível em: <http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v05n01/v05n01_01.pdf>
Acesso em: 02/09/2017.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Salário, Preço e Lucro. São Paulo: Nova Cultural, 1988.