QUEM ÉS TU, TRABALHADOR? ANÁLISE DA IDENTIDADE DO TRABALHADOR DO SÉCULO XXI
Contenido principal del artículo
Resumen
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Luciano Ferreira de Souza. São Paulo: Martin Claret, 2015.
CARROLL, Lewis (pseud.). Alice no País das Maravilhas. Tradução de Rosaura Eichenberg. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Work, Consumerism and the New Poor. 2. ed. England: Open University Press, 2005.
BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Trabalho e identidade em tempos sombrios: insegurança ontológica na experiência atual com o trabalho. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2007.
BEZERRA, Stéfani C. S. Exército de empregados Burnout: a nova geração dos trabalhadores do século XXI. 2020. 123fl. Dissertação (Mestrado em Processo e Direito ao Desenvolvimento) – Centro Universitário Christus, Fortaleza-CE, 2020.
DURKHEIM, Émile. O suicídio: um estudo sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FROMM, Erich. To Have or to Be? London; New York: Continuum, 2005.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HEIDEGGER, Martin. Identidade e diferença. Tradução de Ernildo Stein. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Tradução de Mônica de Jesus. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LUCAS, Marcilio Rodrigues. De Taylor A Stakhanov: Utopias e dilemas marxistas em torno da racionalização do trabalho. 2015. 483fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2015. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281184. Acesso em: 14 ago. 2021.
RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho. Tradução de Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Makron Books, 1995.
SANTOS, C. P. Trabalho, controle e subordinação: o taylorismo-fordismo como modo de organização da autoridade do capital no século XX. CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, [S. l.], n. 19, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/csonline/article/view/17378. Acesso em: 14 ago. 2021.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter. Tradução de Marcus Santarrita. 12. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2007.
SINDSEP. Livro traz histórias de profissionais e pessoas que tiveram que lutar contra o vírus e não puderam se isolar. Sindsep.org [site], Notícias, 23 fev. 2021. Disponível em: https://sindsep-sp.org.br/noticias/noticias/livro-traz-historias-de-profissionais-e-pessoas-que-tiveram-que-lutar-contra-o-virus-e-nao-5873. Acesso em: 3 set. 2021.
SOARES, J.; DE SOUZA, M. C. Sociedade de consumo e o consumismo: implicações existenciais na dimensão da sustentabilidade. Direito e Desenvolvimento, v. 9, n. 2, p. 303-318, 3 dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/815. Acesso em: 6 set. 2021.