Desafios da Homoafetivade: Uma Breve Aproximação da Identidade LGBT com as Garantias Constitucionais e as Formas de Cidadania
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo trata sobre homoafetividade e seu reconhecimento em sociedade como família, não apenas no ordenamento jurídico pátrio, mas pelo pleno exercício da cidadania da população LGBT – Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que encontra ainda diversos desafios na efetivação de direitos básicos, a exemplo da união estável. Daí da necessidade de sua apreciação pelo Supremo Tribunal Federal. Apontam-se questões principiológicas ligadas à temática para, em seguida, abordá-la dentro do referido julgamento e nos conceitos de cidadania. O estado da arte demonstra necessidade de aprofundamento na temática e a pesquisa, bibliográfica e documental, desenvolve-se pelos métodos indutivo e dedutivo.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
APPIO, Eduardo. Direito das Minorias. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
ARAÚJO, Luiz Alberto David; JÚNIOR, Vidal Serrano Nunes. Curso de Direito Constitucional. 10.ed., São Paulo: Saraiva. 2005.
BENEVIDES, Maria V. Educação em direitos humanos: de que se trata? ________. A cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. 2.ed. São Paulo: Ática, 1996.
BARROSO, Luiz Roberto. Diferentes, mas iguais: O reconhecimento jurídico das relações homoafetivas no Brasil, 2006.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Constituição/Constituiçao.htm. Acesso em: 06 fev. 2010.
BRASIL. Lei n°. 4.657, de 4 de setembro de 1942. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 set.1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del4657compilado.htm. Acesso em: 08 ago. 2016.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH. Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT. Disponível em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/publicacoes/direitos-sexuais-e-reprodutivos/direitos-lgbtt/planolgbt.pdf/view . Acesso em 24 ago. 2016.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 132 Rio de Janeiro. Plenário. Relator Ministro Ayres Britto. Julgado em 05 de maio de 2011.Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=628633. Acesso em: 24 jun. 2016.
CAMPELLO, Lívia Gaigher Bósio; DA SILVEIRA, Vladimir. O. Dignidade, Cidadania e Direitos Humanos. Disponível em: htttp://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3914.pdf . Acesso em 05 set. 2016.
COUTINHO, Carlos Nelson. Notas sobre cidadania e modernidade. In: Praia Vermelha. Estudo de Política e Teoria Social, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 1. sem.1997.
COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania. 10.ed. São Paulo: Brasiliense, 2002. (Coleção primeiros passos).
DIAS, Maria Berenice. União Homoafetiva: O preconceito e a Justiça. 4.ed., Rio Grande do Sul: Revista dos Tribunais, 2009.
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 5.ed., São Paulo: RT, 2008.
FACHIN, Zulmar Antônio. (Org.). Direitos Fundamentais e Cidadania. São Paulo: Método, 2008.
HOLSTON, James. Cidadania Insurgente: Disjunções da Democracia e da Modernidade no Brasil. São Paulo: Schwarcz S/A, 2013.
LLOYD, Dennis. A Idéia da Lei. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.
NUNES, Rizzatto. O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana. 2. ed., São Paulo: Saraiva, 2008.
____________. Manual de Introdução ao Estudo do Direito. 5.ed., São Paulo: Saraiva, 2003.
RIOS. Roger Raupp. O Princípio da Igualdade e a Discriminação por Orientação Sexual - A Homossexualidade no Direito Brasileiro e Norte-Americano. São Paulo: Revista dos Tribunais. 2002.
TEPEDINO, Gustavo. Estudo realizado pelo Instituto de Direito Civil - IDC. 2006.
TONI, Cláudia Thomé. Manual de Direitos dos Homossexuais. 1.ed., São Paulo: SrS, 2008.