A Sociedade da Informação seus Reflexos na Objetificação da Mulher
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho aborda a objetificação da mulher e sua relação com o desenvolvimento da sociedade da informação. A questão que orienta essa investigação é: qual a relação da objetificação com o desenvolvimento da sociedade da informação? Para responder a esta indagação observou-se a seguinte trajetória: abordou-se a sociedade da informação; a objetificação da mulher, a fim de demonstrar seu conceito e situações em que é empregado; e por último a objetificação da mulher, com o intuito de responder qual é a sua relação com a sociedade da informação. O método de pesquisa é o dedutivo.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
Castells, M. (1999). A Sociedade em Rede. Volume I. 8ª edição revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREDRICKSON, Barbara L; ROBERTS, Tommi Ann. Objetification theory: toward understanding women’s lived experiences and mental health risks. 1997. Disponivel em: http://www.sanchezlab.com/pdfs/FredricksonRoberts.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2016.
KITE, Lexie Join; KITE, Lindsay. Runing from selfie-objetifications. 2014. Disponível em: http://www.beautyredefined.net/running-from-self-objectification/. Acesso em: 05 de junho de 2016.
NUSSBAUM, Martha C. Objectification. Philosophy and Publlic Affairs; Fall 1995; 24,4; Research Library Core, p. 249-291. Disponível em: http://www.mit.edu/~shaslang/mprg/nussbaumO.pdf. Acesso em: 02/08/2016.
MARTEL, Friederich; Smart: o que você não sabe sobre a internet. Trad. Clóvis Marques 1 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
MASUDA. Yoneji. A sociedade da informação. Trad. Kival Charles Weber e Angela Melim. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 1992.
PATEMAN, Carole. O Contrato Sexual. Tradução Marta Avancini. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
SCHEMES, Claudia; ARAUJO, Denise Castilhos de; LEDUR, Cíntia. Corpo feminino: do anonimato à superexposição, anúncios publicitários do jornal NH. 2008. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/Corpo%20feminino.pdf. Acesso em: 05 de junho de 2016.