MOVIMENTOS SOCIAIS E GESTÃO DE CONFLITOS: A RESISTÊNCIA DESDE A “NÃO CIDADE” EM BLUMENAU/SC

Conteúdo do artigo principal

LENICE KELNER
IVONE FERNANDES MORCILO LIXA

Resumo

A Universidade Regional de Blumenau – FURB/SC – através de professores e acadêmicos do Curso de Direito tem atuado junto a comunidades empobrecidas da cidade com objetivo de possibilitar a aquisição de uma nova cultura jurídica, bem como, fomentar práticas comunitárias de gestão de conflitos de forma participativa e democrática, indo assim, em direção à desjudicialização da política. Da aproximação com o MAD (Movimento dos Atingidos pelo Desastre), que vem enfrentando a luta pelo direito à moradia, restou evidenciado que a resistência popular manifestada pelos Movimentos Sociais desmistifica o centralismo jurídico estatal e aponta para uma nova perspectiva de garantia de direito.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
KELNER, L., & LIXA, I. F. M. (2017). MOVIMENTOS SOCIAIS E GESTÃO DE CONFLITOS: A RESISTÊNCIA DESDE A “NÃO CIDADE” EM BLUMENAU/SC. Revista De Movimentos Sociais E Conflitos, 3(2), 58–73. https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9830/2017.v3i2.3748
Seção
Artigos
Biografia do Autor

LENICE KELNER, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Lenice Kelner

Doutora em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Ciência Jurídica (UNIVALI). Especialista em Direito Penal e Processual Penal (FURB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CNPq: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça, atuando nas linhas: Cidadania e Direitos Humanos; Dignidade da Pessoa Humana, Atividade Econômica e Controle Penal. Professora titular do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Advogada.

IVONE FERNANDES MORCILO LIXA, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Direito Público pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/UFSC) com Pós-Doutoramento em Teoria do Direito (UFSC). Mestre em Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC). Professora, Pesquisadora e Extensionista do Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC).

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir (org.). Pós liberalismo – as políticas sociais e o Estado Democrático. 7ª Ed., São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2007.

FERRAJOLI, Luigi. A democracia através dos direitos – o constitucionalismo garantista como modelo teórico e como projeto político. Tradução de Alexandrer Araújo de Souza e outros. São Paulo: Ed. RT, 2012.

HARVEY, David. Espaços de Esperança. 6ª ed., Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Ed. Loyola, 2013.

MARICATO, Ermínia. Brasil Cidades: alternativas para a crise urbana. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

____________________. Metrópole, legislação e desigualdade. Revista Estudos Avançados 7 Nº 48, 2003.

MATTEDI, FRANK, SEVEGNANI E BOHN. O Desastre se Tornou Rotina... In: FRANK, B. e SEVEGNANI L. (orgs.). Desastre de 2008 no Vale do Itajaí: Água, Gente e Política.Blumenau: Agencia de Água do Vale do Itajaí, 2009

MOURA, Reidy Rolim de. Estruturas de oportunidades políticas e aprendizado democrático o associativismo de bairro em Blumenau (1994-2009). Tese de doutoramento defendida na Universidade Federal de Santa Catarina em 2009

Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

SAMAGAIA, Jacqueline. Globalização e Cidade: Reconfigurações dos Espaços de Pobreza em Blumenau/SC.Tese Doutoral (UFSC, 2010).

SARMENTO, Daniel. Por um constitucionalismo inclusivo: história constitucional brasileira, teoria da constituição e direitos fundamentais. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2013.

SIEBERT, Cláudia. Blumenau Fim de Século:o (des)controle urbanístico e a exclusão sócio-espacial: In Theis, Tomio, Mattedi (orgs.) Novos olhares sobre Blumenau: contribuições críticas sobre seu desenvolvimento recente. Edifurb. Blumenau,2000.

SOUSA JUNIOR, José Geraldo; ESCRIVÃO FILHO, Antonio. Para um debate teórico-conceitual e politico sobre os Direitos Humanos. Belo Horizonte: D´Plácido, 2016.

SOUSA SANTOS, Boaventura. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. Vol.IV. São Paulo:Cortez, 2006.