VIOLÊNCIA POLÍCIAL E A RESPONSABILIZAÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL NO CASO FAVELA NOVA BRASÍLIA
Contenido principal del artículo
Resumen
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a impunidade em casos de violência estatal por meio do caso Favela Nova Brasília (2017), que expõe o problema da violência policial e seletividade penal, especialmente quanto às execuções extrajudiciais e a falta de responsabilização criminal. Assim, utilizando-se de um estudo doutrinário e jurisprudencial, procura-se verificar em que medida a polícia pode ser meio do exercício de uma prática de governança ou se caracterizaria como modelo de poder em si mesmo, a partir da análise crítica desse caso e de os institutos da “governança”, “polícia” e sua relação com os Direitos Humanos.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ARISTÓTELES. A política. Rio de Janeiro: Saraiva, 2011.
BAYLEY, David H. Padrões de Policiamento. São Paulo: ed.usp, 2002.
CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Favela Nova Brasília Vs. Brasil. Sentença de mérito, reparações e custas de 16 de fevereiro de 2017. San José, Costa Rica, 2017.
DELUCHEY, Jean; BRITO, Michele. Tensões Contemporâneas da Repressão Criminal. São Paulo: Livraria do Advogado, 2013.
GOLDSTEIN, Herman. Policiando uma sociedade livre. São Paulo: ed. Usp, 2003.
LUSTGARTEN, Laurence. The governance of police. 1986.
MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. O Poder Judiciário na Perspectiva da sociedade democrática. O Juiz Cidadão. In Revista ANAMATRA. São Paulo, n. 21, p. 30-50, 1994.
MELOSSI, Dario e PAVARINI, Massimo. Cárcere e Fábrica (As origens do sistema penitenciário nos séculos XVI – XIX). Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2006.
MONJARDET, Dominique. O que faz a polícia? São Paulo: ed. Usp, 2012.
MUNIZ, Jacqueline. PONCIONI, Paula. PROENÇA JÚNIOR, Domício. Da Governança de Polícia à Governança Policial: controlar para saber, saber para governar. Revista Brasileira de Segurança Pública, Ano 3 Edição 5, Ago/Set 2009.
RANCIERE, Jacques. Em los Bordes de lo politico. Escuela de Filosofia Universidad ACIS.
RANCIÈRE, Jacques. O Ódio à Democracia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2014.