Evolução legislativa e perspectivas para o futuro da defesa da concorrência no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Ricardo Villela Mafra Alves da Silva

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apontar desafios e tendências atuais do direito concorrencial a partir da analise da evolução histórica da legislação de defesa da concorrência no Brasil e a formação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, com base em revisão documental e análise de dados e estatísticas divulgadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com base na análise da trajetória legislativa da política de defesa da concorrência no Brasil ao longo dos anos, o estudo buscou estabelecer as possíveis tendências e desafios do direito concorrencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DA SILVA, Ricardo Villela Mafra Alves. Evolução legislativa e perspectivas para o futuro da defesa da concorrência no Brasil. Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 66–86, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9822/2018.v4i2.4933. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistapoliticiajudiciaria/article/view/4933. Acesso em: 24 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ricardo Villela Mafra Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Linha de Pesquisa “Empresa e Atividades Econômicas”). Mestre em Direito pela UCLA School of Law. Membro do grupo de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.

Referências

BAPTISTA, Fernando José de O.; MACHADO, Jeanne. A evolução histórica da legislação antitruste sob a ótica da proteção do interesse social. In: MENDONÇA, Elvino de Carvalho; Gomes, Fábio Luiz; MENDONÇA, Rachel Pinheiro de Andrade (Org.). Compêndio de Direito da Concorrência: Temas de Fronteira. São Paulo: Migalhas, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Mensagem nº 536, de 30 de novembro de 2011. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Msg/VEP-536.htm>. Acesso em 2 de maio de 2018.

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Balanço Anual - 2017. Disponível em <http://www.cade.gov.br/servicos/imprensa/balancos-e-apresentacoes>. Acesso em 2 de maio de 2018.

______. Prestação de contas ordinária anual – Relatório de gestão do exercício de 2010. Disponível em <http://www.cade.gov.br/acesso-a-informacao/auditorias-1>. Acesso em 30 de abril de 2018.

FORGIONI, Paula. Os fundamentos do antitruste. 5. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

OLIVEIRA, Amanda Flávio de. Remédios antitruste e o ordenamento jurídico brasileiro: primeiras reflexões. In: OLIVEIRA, Amanda Flávio de; RUIZ, Ricardo Machado (Coord.). Remédios antitruste. São Paulo: Singular, 2011.

SECRETARIA DE ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO; SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO; CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência: Uma Proposta de Reestruturação. Disponível em <http://seae.fazenda.gov.br/central-de-documentos/documentos-de-trabalho/documentos-de-trabalho-2002>. Acesso em 30 de abril de 2018.