Evolução legislativa e perspectivas para o futuro da defesa da concorrência no Brasil

Contenido principal del artículo

Ricardo Villela Mafra Alves da Silva

Resumen

O presente trabalho tem o objetivo de apontar desafios e tendências atuais do direito concorrencial a partir da analise da evolução histórica da legislação de defesa da concorrência no Brasil e a formação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC). O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, com base em revisão documental e análise de dados e estatísticas divulgadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Com base na análise da trajetória legislativa da política de defesa da concorrência no Brasil ao longo dos anos, o estudo buscou estabelecer as possíveis tendências e desafios do direito concorrencial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
DA SILVA, Ricardo Villela Mafra Alves. Evolução legislativa e perspectivas para o futuro da defesa da concorrência no Brasil. Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 66–86, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9822/2018.v4i2.4933. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistapoliticiajudiciaria/article/view/4933. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Ricardo Villela Mafra Alves da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Linha de Pesquisa “Empresa e Atividades Econômicas”). Mestre em Direito pela UCLA School of Law. Membro do grupo de pesquisa Empresa e Atividades Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ.

Citas

BAPTISTA, Fernando José de O.; MACHADO, Jeanne. A evolução histórica da legislação antitruste sob a ótica da proteção do interesse social. In: MENDONÇA, Elvino de Carvalho; Gomes, Fábio Luiz; MENDONÇA, Rachel Pinheiro de Andrade (Org.). Compêndio de Direito da Concorrência: Temas de Fronteira. São Paulo: Migalhas, 2015.

BRASIL. Presidência da República. Mensagem nº 536, de 30 de novembro de 2011. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/Msg/VEP-536.htm>. Acesso em 2 de maio de 2018.

CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. Balanço Anual - 2017. Disponível em <http://www.cade.gov.br/servicos/imprensa/balancos-e-apresentacoes>. Acesso em 2 de maio de 2018.

______. Prestação de contas ordinária anual – Relatório de gestão do exercício de 2010. Disponível em <http://www.cade.gov.br/acesso-a-informacao/auditorias-1>. Acesso em 30 de abril de 2018.

FORGIONI, Paula. Os fundamentos do antitruste. 5. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

OLIVEIRA, Amanda Flávio de. Remédios antitruste e o ordenamento jurídico brasileiro: primeiras reflexões. In: OLIVEIRA, Amanda Flávio de; RUIZ, Ricardo Machado (Coord.). Remédios antitruste. São Paulo: Singular, 2011.

SECRETARIA DE ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO; SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO; CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA. O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência: Uma Proposta de Reestruturação. Disponível em <http://seae.fazenda.gov.br/central-de-documentos/documentos-de-trabalho/documentos-de-trabalho-2002>. Acesso em 30 de abril de 2018.