O juízo de admissibilidade do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: Crítica a ausência de contraditório em face da Sociedade da Informação.

Conteúdo do artigo principal

Augusto Rodrigues Porciuncula
http://orcid.org/0000-0002-9999-5460
Daiane Moura de Aguiar
http://orcid.org/0000-0001-9192-5591

Resumo

O presente artigo busca investigar a necessidade de manifestação prévia das partes antes do juízo de admissibilidade do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, ou seja, verificar as implicações da ausência de previsão legal do contraditório e a possibilidade de adequação legislativa ou jurisprudencial desta omissão legislativa. A partir desta análise, chega-se a conclusão que a valorização do instituto na sociedade da informação, em especial, pela celeridade do processo eletrônico e necessidade da efetiva utilização dos bancos de dados dos Tribunais Superiores, somente será alcançada com a efetiva participação das partes no juízo de admissibilidade mediante a oportunidade do contraditório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PORCIUNCULA, Augusto Rodrigues; AGUIAR, Daiane Moura de. O juízo de admissibilidade do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas: Crítica a ausência de contraditório em face da Sociedade da Informação. Revista de Processo, Jurisdição e Efetividade da Justiça, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 115–129, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2018.v4i2.4944. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistaprocessojurisdicao/article/view/4944. Acesso em: 15 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Augusto Rodrigues Porciuncula, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Mestrando em Direito da Sociedade da Informação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS. Procurador do Estado de São Paulo

Daiane Moura de Aguiar, Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Doutora em Direito Púbico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Vale do Rio dos Sinos. Professora da Universidade Anhembi Morumbi. Advogada.

Referências

ABBOUD, Georges; CAVALCANTI, Marcos de Araújo. Inconstitucionalidades do incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) e os riscos ao sistema decisório. Revista de Processo | vol. 240 | Fev/ 2015

BRASIL. Código de processo civil e normas correlatas. – 7. ed. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015, Disponível em <http://www.senado.gov.br/senado/novocpc/pdf/Anteprojeto.pdf>, acesso em 30.1.2018

BUENO, Cássio Scarpinella. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo: Saraiva, 2016.

CABRAL, Antônio do Passo. A escolha da causa-piloto nos incidentes de resolução de processos repetitivos. Revista de Processo, vol. 231/2014, p. 201-223, mai/2014.

CASTRO MENDES, Aluisio Gonçalves de. INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS - Sistematização, análise e interpretação do novo instituto processual. Forense - 2017 - 1ª edição

CASTRO MENDES, Aluisio Gonçalves de; TEMER, Sofia Orberg. ART. 976. In: STRECK, Lenio Luiz; NUNES, Dierle; CUNHA, Leonardo (orgs.). Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 1271

CAVALCANTI, Marcos Araujo. Incidente de resolução de demandas repetitivas. 1ª Edição. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016 (Coleção Liebman/ coordenadores Teresa Arruda Alvim Wambier, Eduardo Talamini)

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 30ª ed. São Paulo: Malheiros, 2014.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Efetividade do processo e técnica processual. Temas de Direito Processual – sexta série. São Paulo: Saraiva, 2016.

MARINONI, Luiz Guilherme. Incidente de resolução de demandas repetitivas: decisão e questão idêntica x precedente. São Paulo: revista dos Tribunais, 2016.

MANCUSO, Rodolfo de Camarfo. Incidente de resolução de demandas repetitivas: a luta contra a dispersão jurisprudencial excessiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

NUNES, Dierle. O IRDR do Novo CPC: um estranho que merece ser compreendido. Disponível em: < http://justificando.com/2015/02/18/o-irdr-novo-cpc-este-estranhoque- merece-ser-compreendido/>

SANTOS, Welder Queiroz dos. Direito processual civil: princípio do contraditório e vedação de decisão surpresa / Welder Queiroz dos Santos. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Forense, 2018.

SILVEIRA, Domingos Sávio Dresch da. Considerações sobre as garantias constitucionais do acesso ao Judiciário e do contraditório. In: OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro (Org.). Elementos para uma nova teoria geral do processo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Celeridade e efetividade da prestação jurisdicional: insuficiência da reforma das leis processuais. Disponível em: <http://www.abdpc.org.br/artigos/artigo51.htm>.

VIAFORE, Daniele, As semelhanças e as diferenças entre o procedimento-modelo alemão Musterverfahren e a proposta de um “incidente de resolução de demandas repetitivas no Pl 8.046/2010. Revista de Processo São Paulo, v.38, n.217, p. 257-308, mar., 2013.