O CONSTRUCTO DO AXIOMA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO MODERNO: UM DIAGNÓSTICO SOBRE A ATUAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA NO PROCESSO DE DOMINAÇÃO DO NATURAL

Luís Marcelo Mendes, Jerônimo Siqueira Tybusch

Resumo


A pesquisa analisará como a biotecnologia fornece ao homem o poder sobre os fenômenos naturais, por meio da ação da ciência-técnica para a criação de bens/produtos para satisfazer as necessidades/prazeres através do consumo. O artigo faz uso do método dedutivo através da análise de pontos de convergia sobre a temática e utilizar-se-á do aporte dialético para determinar uma possível solução. Primeiramente, verificar-se-á o constructo da supremacia da ciência-técnica sobre o natural. Após, analisar-se-á a construção do axioma científico-tecnológico e o papel do princípio da responsabilidade na (re)construção da ação biotecnológica.


Palavras-chave


Científico-tecnológico; Biotecnologia; Natural

Texto completo:

PDF

Referências


APEL, Karl-Otto. Transformação da Filosofia II: o a priori da comunidade de comunicação. Tradução de Paulo Astor Soethe.1. ed. São Paulo: Loyola, 2000.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: Rumo a uma outra modernidade. Tradução de Sebastião Nascimento. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

_____; GIDDENS, Anthony; LASH, Scoot. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: UNESP, 1997.

CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O Anti-Édipo – Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Luís B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Sandra Regina Netz. 4.ed. Porto Alegre: Artemed, 2005.

______. As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. SãoPaulo: Editora UNESP, 1991.

JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade. Ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Matilde Endlich Orth. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MARCUSE, Hebert. A ideologia da Sociedade Industrial: o homem unidimensional. Tradução de Giasone Rebuá. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.

MARX, Karl. O capital: Livro 1 - O processo de produção do capital. Tradução de Reginaldo Anna. São Paulo: Boitempo, 1987.

OST, François. A natureza à margem da Lei: A ecologia à prova do Direito. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

POPPER, Karl Raimund. A Lógica da Pesquisa Científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Motta. São Paulo: Cultrix, 2013.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar novas tecnologias: o impacto sociotécnico da informação digital e genética. São Paulo: Ed. 34, 2011.

SHELLEY, Mary. Frankenstein ou o Prometeu Moderno. Tradução de

Márcia Xavier de Brito e Carlos Primati. São Paulo: Editora Penguin, 2015.

SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Gaia, 2003.

TOSTES, Ana Paula. União Européia: o poder político do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

TYBUSCH, Jerônimo Siqueira. Sustentabilidade multidimensional: elementos reflexivos na produção da técnica jurídico-ambiental. 2011. 222 p. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9695/2018.v4i2.4978

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.