DEMOCRACIA ILIBERAL E SOCIEDADE EM REDE: A era das redes sociais e seus impactos na democracia.

Conteúdo do artigo principal

Rainel Batista Pereira Filho
http://orcid.org/0000-0003-0515-6023
João Victor de Hollanda Diógenes
Ricardo Tinoco De Goes

Resumo

Este texto investiga, com base em recentes acontecimentos jurídicos e políticos, elementos causadores de uma crise na democracia representativa com base na diminuição do apoio popular e no abalo às suas instituições garantidoras, indagando-se, ademais, acerca de em que medida as redes sociais contribuíram para este quadro. Para tanto, utilizou-se revisão bibliográfica no âmbito nacional e alienígena, utilizando-se do método hipotético-dedutivo. Ao final, busca-se refletir sobre a importância da democracia, enquanto tutela das minorias e como as redes sociais vêm sendo utilizadas principalmente por um espectro do debate público para angariar apoio popular a uma pauta contra o liberalismo político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA FILHO, Rainel Batista; DIÓGENES, João Victor de Hollanda; DE GOES, Ricardo Tinoco. DEMOCRACIA ILIBERAL E SOCIEDADE EM REDE: A era das redes sociais e seus impactos na democracia. Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos, Florianopolis, Brasil, v. 7, n. 1, p. 18–31, 2021. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2021.v7i1.7642. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistateoriasdemocracia/article/view/7642. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rainel Batista Pereira Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Mestrando em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Juiz de Direito do TJRN. Tem foco: em teorias da democracia; redes sociais; direitos fundamentais; liberdade de Expressão