O papel da cultura e do patrimônio cultural na consolidação da democracia: Como a preservação e promoção da cultura e do patrimônio cultural podem contribuir para o fortalecimento dos valores democráticos em sociedades contemporâneas?

ALFREDO RIBEIRO DA CUNHA LOBO

Resumo


A importância da participação social e da inclusão de diferentes atores no processo de tomada de decisão como elementos essenciais para uma gestão democrática e eficaz do patrimônio cultural é debatida no ensaio. A relação entre democracia e o sistema de proteção do patrimônio cultural no Brasil é o foco dessa investigação com objetivo central de analisar como a democracia influencia as políticas e práticas de proteção do patrimônio cultural, bem como examinar os desafios enfrentados nesse contexto. Para inferir essa democratização cultural, realizou-se uma revisão crítica da literatura e da legislação referentes ao tombamento, ao registro do patrimônio imaterial e às políticas culturais e de investimento estatal federal no patrimônio. Com a revisão elencada, discutiu-se sobre a necessidade de fortalecer os mecanismos democráticos e a participação social no sistema de proteção do patrimônio cultural no Brasil. Os resultados apresentados destacam a importância de ampliar o acesso à informação e promover a conscientização da população sobre a relevância do patrimônio cultural. Além disso, os resultados ressaltaram a necessidade de garantir a representatividade e a diversidade nas instâncias de tomada de decisão relacionadas ao patrimônio cultural. Em suma, a pesquisa aponta a relação intrínseca entre democracia e sistema de proteção do patrimônio cultural no Brasil e a inclusão de diferentes atores e a participação social são fundamentais para promover a preservação e valorização do patrimônio cultural brasileiro. Contudo, ainda são apontados alguns obstáculos e resistências institucionais na consolidação dessa democratização no ritmo e na amplitude exigidos no contexto brasileiro

Palavras-chave


patrimônio cultural; democracia; acesso à informação; cultura; política pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBERNAZ, Renata Ovenhausen. Democracia e sistema de proteção do patrimônio cultural no Brasil. Revista Direito, Estado e Sociedade, Rio de Janeiro, 15 dez. 2020. Programa de Pos Graduacao em Direito da PUC-Rio. http://dx.doi.org/10.17808/des.0.1438.

BAQUERO, Marcello. Democracia inercial: assimetrias entre economia e cultura política na América Latina. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2018.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Cadastramento Online de Voluntários. Notícias, 26 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/gestao-de-risco-ao-patrimonio-musealizado/cadastramento-online-de-voluntarios. Acesso em: 10 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Cultura. Competências da Secretaria dos Comitês de Cultura. Notícias, 17 mar. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/competencias-da-secretaria-dos-comites-de-cultura. Acesso em: 10 maio 2023.

CASTRO, Márcia Marques Marinho. Cultura, Identidade e o Debate Relativismo Cultural x Direitos Humanos nas Relações Internacionais Perspectivas Dialógicas após a Conferência de Viena de 1993. Revista Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, v.1, n.2, ago./dez. 2012.

FERRAZ, Francisco. Brasil: a cultura política de uma democracia mal resolvida. 1. ed. Porto Alegre: Ad2000 Editorial, 2014.

GÓMES, Maria Nélida González De; LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de (Org.). Informação e democracia: a reflexão contemporânea da ética e da política. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil, uma breve discussão. Acãoeducativa.org.br, 2012.

HUNGARO, Luis Alberto. Instrumentos de transparência pública. São Paulo: Contentus, 2020.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MENDES, António Rosa. O que é Património Cultural. São Paulo: GENTE SINGULAR, 2012.

NEVES, Angela Vieira (org.). Democracia e participação social: desafios contemporâneos. Campinas: Papel Social, 2016.

PEREIRA JUNIOR, Magno Vasconcelos. Patrimônio cultural e a institucionalização da memória coletiva no Brasil. Revista Bibliográfica De Geografía Y Ciencias Sociales, Barcelona, v. 23, n. 1239, 15 jun. 2018.

SPINA, Gabriel Luis; SERRATTO, Edgar Bruno Franke. Patrimônio histórico e cultural: uma revisão bibliográfica. Educação, Batatais, v. 5, n. 3, p. 99-116, 2015.

TOMASEVICIUS FILHO, Eduardo. A proteção do patrimônio cultural brasileiro pelo direito civil. São Paulo: Almedina, 2020.

ZANIRATO, S. H.; RIBEIRO, W. C. Patrimônio cultural: a percepção da natureza como um bem não renovável. Revista Brasileira de História, v. 26, n. 51, p. 251–262, jan. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9660/2023.v9i2.9953

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.