DIREITO DO RECONHECIMENTO E DA LIBERTAÇÃO: novas perspectivas do método jurídico na produção do Direito
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
AFONSO, Elza Maria Miranda. O positivismo na epistemologia jurídica de Hans Kelsen. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1984.
_____. Passos da teoria de Kelsen rumo á construção da Teoria do Direito. In: OLIVEIRA, Júlio Aguiar de; TRIVISONNO,
Alexandre Travessoni Gomes. Hans Kelsen: teoria jurídica e política. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2013.
ALLAND, Denis; RIALS, Stéphane. Dicionário da cultura jurídica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
ARDUINI, Juvenal. Horizontes de Esperança: Teologia da Libertação. São Paulo: Paulinas, 1986.
ASSY, Bethânia; FERES JÚNIOR, João. Reconhecimento. In:
BARRETTO, Vicente de Paulo (coord.). Dicionário de filosofia do direito. São Leopoldo: Unisinos; Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
BARZOTTO, Luis Fernando. O Positivismo Jurídico Contemporâneo – uma introdução a Kelsen, Ross e Hart. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2007.
BODENHEIMER, Egar. Ciência do Direito: filosofias e metodologias jurídicas. Rio de Janeiro: Forense, 1966.
BOFF, Clodovis. Teologia e prática: teologia do político e suas mediações. Petrópolis: Vozes, 1978.
BOFF. Leonardo; BOFF. Clodovis. Da Libertação: o sentido teológico das libertações sócio-históricas. Petrópolis: Vozes, 1979.
GOMES, Alexandre Travessoni. O fundamento de validade do direito – Kant e Kelsen. 2. Ed., atual. e ampl. Belo Horizonte: Mandamentos, 2004.
GONTIJO, Lucas de Alvarenga. Filosofia do Direito: metodologia jurídica, teoria da argumentação e guinada linguístico-pragmática. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2011.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da libertação. Petrópolis: Vozes, 1975.
_____. A teologia latino-americana: trajetória e perspectivas. In:
BRIGHENTI, Agenor; HERMANO, Rosario (orgs.). A Teologia da Libertação em prospectiva. São Paulo: Paulus/Paulinas, 2013.
HEIDEGGER, Martin. Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo – Finitude – Solidão. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento – a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003, p. 215.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
MÜLLER, Gerhard Ludwig; GUTIÉRREZ, Gustavo. Ao lado dos pobres – Teologia da Libertação. São Paulo: Paulinas, 2014.
PEREIRA, Tiago Porto. Desrespeito e patologias sociais na Filosofia de Axel Honneth. Problemata: Revista Internacional de Filosofia. v. 7. n. 1, p. 169-191, 2016.
SAAVEDRA, Giovani Agotini; SOBOTTAKA, Emil Albert. Introdução à teoria do reconhecimento de Axel Honneth. Revista Civitas, Porto Alegre, v.8, n. 1, jan/abr. 2008.
SILVA, Cristiane Freitas da. Pobreza e desigualdade no brasil: uma análise da contradição capitalista. VII Congresso Português de Sociologia, 12 a 22 de junho de 2012. Universidade do Porto.
TRIVISONNO, Alexandre Travessoni Gomes. A teoria discursiva do direito de Alexy e as duas questões fundamentais da filosofia do direito. In: ROBERT, Alex. Teoria discursiva do direito. Organização, tradução e estudo introdutório de Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária , 2015.
WERLE, D. L. Lutas por reconhecimento e justificação da normatividade. (Rawls,Taylor e Habermas). Tese apresentada no Departamento de Filosofia da USP para a obtenção do título de Doutor. São Paulo, 2004.