JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E ATIVISMO JUDICIAL: UMA DIFERENCIAÇÃO NECESSÁRIA

Contenido principal del artículo

Felipe Oswaldo Guerreiro Moreira
Bruno Thiago Krieger

Resumen

O escopo deste estudo, em suma, consiste em efetuar uma análise quanto à judicialização da política e do ativismo judicial. Para tanto, são resgatadas as principais considerações acerca da formação do próprio Estado Democrático de Direito, não obstante se compreenda a impossibilidade de um olhar evolutivo meramente linear, eis que se sabe que a construção de institutos desta estirpe se dá por meio de continuidades e rupturas. Com o fim de diferenciar a judicialização da política e o ativismo judicial, é destacada a questão do princípio da separação dos poderes, o qual é essencial para a compreensão da temática discutida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
GUERREIRO MOREIRA, Felipe Oswaldo; THIAGO KRIEGER, Bruno. JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E ATIVISMO JUDICIAL: UMA DIFERENCIAÇÃO NECESSÁRIA. Teorias do Direito e Realismo Jurídico, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 2, p. 54–71, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2525-9601/2018.v4i2.4828. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/teoriasdireito/article/view/4828. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Felipe Oswaldo Guerreiro Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor Substituto da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Advogado e sócio-fundador da Krieger, Ramos, Moreira, Ribas & Klock Sociedade de Advogados, com sede em Blumenau (SC).

Bruno Thiago Krieger, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Mestrando em Direito na linha de pesquisa “Teoria e História da Jurisdição” na Uninter. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Graduado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor Substituto da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Advogado. Pesquisador do Projeto de Pesquisa “Justiça e poder político: a relação entre o campo judiciário e o campo político e a apropriação do direito como recurso de luta política” – PPGD UNINTER e Coordenado pelo Prof. Dr. Doacir Gonçalves de Quadros. Advogado e sócio-fundador da Krieger, Ramos, Moreira, Ribas & Klock Sociedade de Advogados, com sede em Blumenau (SC).

Citas

BARROSO, Luís Roberto. O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. 6ª ed. rev. e atual. São Paulo : Saraiva, 2012.

______. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 3ª edição. São Paulo: Saraiva, 2011.

DALLARI, Dalmo de Abreu. A Constituição na vida dos povos: da Idade Média ao Século XXI. São Paulo: Saraiva, 2010.

FERRAJOLI, Luigi. A democracia através dos direitos: o constitucionalismo garantista como modelo teórico e como projeto político. Tradução de Alexander Araújo de Souza e outros. São Paulo: Editora Revistas dos Tribunais, 2015. p. 31-37.

KRELL, Andreas J. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des)caminhos de um direito constitucional ´comparado´. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2002.

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. Do espírito das leis; tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo : Martin Claret, 2010.

NOVAIS, Jorge Reis. Contributo para uma Teoria do Estado de Direito. Coimbra: Almedina, 2013.

PANSIERI, Flávio. Eficácia e vinculação dos direitos sociais : reflexões a partir do direito à moradia. São Paulo : Saraiva, 2012.

SADEK, Maria Tereza. Judiciário e Arena Pública: Um olhar a partir da ciência política. In: GRINOVER, Ada Pellegrini, WATANABE, Kazuo. O Controle Jurisdicional de Políticas Públicas. 2ª ed. Rio de Janeiro : Editora Forense, 2013.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência Política e teoria do estado. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014.

______; OLIVEIRA, Fábio de. Comentários ao art. 2º. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz (Coord. Científica). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo : Saraiva/Almedina, 2013.

______. Verdade e Consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas. 4ª Edição. São Paulo : Saraiva, 2011.

TASSINARI, Clarissa. Jurisdição e ativismo judicial: limites da atuação do judiciário. Porto Alegre : Livraria do Advogado Editora, 2013.