O SISTEMA DE REGRAS EM HERBERT HART
Contenido principal del artículo
Resumen
Este trabalho possui como objetivo analisar bibliograficamente o conceito de Direito de Herbert Hart como um sistema de regras primárias e secundárias, portanto, é feita uma análise da filosofia analítica da linguagem, que influencia o pensamento de Hart. Após, o foco é nas críticas a John Austin para a partir delas chegar ao modelo de regras. Ao final, o trabalho mostra como Hart vê a relação entre essas regras seus conceitos de regras primárias e secundárias. Finalmente, o trabalho mostra como fundamento do Direito na concepção hartiana se baseia em um sistema de regras interdependentes.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
AUSTIN, J. L. How to do things with words. Oxford: Clarendon Press, 1982.
AUSTIN, John. The Province of Jurisprudence Determined – and The Uses of the Study of Jurisprudence. Indianapolis: Hackett Publishing Company, 1998.
COELHO, André. Por que Surgem as Regras Secundárias? Uma reinterpretação da fábula de Hart. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ- RFD- v.1, n.25, 2014.
COTTERRELL, Roger. The politics of jurisprudence. A critical introduction to legal philosophy. Londres e Edimburgo: Butterworth, 1989.
GARDNER, John. Why law might emerge: Hart’s problematic fable. Legal Research Paper Series, University of Oxford, n. 61, May 2013.
HART, Herbert L.A. O Conceito de Direito. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. São Paulo. Martins Fontes. 2009.
MACCORMICK, Neil. H. L. A. Hart. 2. ed. Stanford, CA: Stanford University Press, 2008.
PABLOS R., Mayara. As Contribuições de Wittgenstein para a Filosofia do Direito: uma análise da linguagem e suas regras. 125f. Dissertação (Mestrado em filosofia. Florianópolis, SC, 2013.
SIMIONI Rafael Lazzarotto e BARBOSA, Rodrigo Pedroso. Regras de Reconhecimento e a Legitimidade da Decisão Jurídica em Hart. Revista Debates, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 153-168, set.-dez. 2016.
STOLZ, Sheila. Um Modelo de Positivismo Jurídico: O Pensamento de Herbert Hart. Revista Direito GV. v. 3. n. 1. P. 101-120, jan-jun, 2007.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações Filosóficas. Petrópolis: Vozes, 2008.
_______. Tratado Lógico-Filosófico. Investigações filosóficas. 2ª ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.