PRECONCEITO E DECISÃO JUDICIAL - UMA INVESTIGAÇÃO HERMENÊUTICA SOBRE A POLÍTICA DE COMBATE ÀS DROGAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar a política de combate às drogas no Brasil a partir de uma abordagem hermenêutica. Em outras palavras, buscar-se-á inserir as ações, leis, discursos e políticas relacionadas ao assunto em uma tradição mais ampla, visando perceber a historicidade e as pré-compreensões que perpassam tal imaginário e que estão presentes nas decisões judiciais sobre o tema. Ao invés de se analisar as argumentações utilizadas pelos juízes, a pesquisa busca desvelar o que está pressuposto em tais decisões, trazendo à tona questões políticas e preconceitos históricos.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
CARVALHO, Salo de. A Política Criminal de Drogas no Brasil: estudo criminológico e dogmático da Lei 11.343/06. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da Libertação. Rio de Janeiro: Revan, 2005.
DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_______. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 10. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
LEVANTAMENTO, nacional de informações penitenciárias – INFOPEN, 2014. Disponível em http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2015/11/080f04f01d5b0efebfbcf06d050dca34.pdf, acessado em 01/12/2015.
MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. O poder judiciário na perspectiva da sociedade democrática: o juiz cidadão. Revista da Anamatra, São Paulo, n. 21, p. 35. 1994.
NOVO, diagnóstico de pessoas presas no Brasil, 2014. Disponível em http://www.cnj.jus.br/images/imprensa/diagnostico_de_pessoas_presas_correcao.pdf, acessado em 01/12/2015.
OLMO, Rosa. A Face Oculta da Droga. Rio de Janeiro: Revan, 1990.
PINHO, Ana Cláudia Bastos de. Para Além do Garantismo: uma proposta hermenêutica de controle da decisão penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.
SCHMIDT, Lawrence K. Hermenêtica. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009a.
_______. Verdade e Consenso: constituição, hermenêutica e teorias discursivas da possibilidade à necessidade de respostas corretas em direito. 3. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009b.
_______. O que é isso: decido conforme minha consciência?. 3. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
ZAFFARONI, E. Raúl et al. Direito Penal Brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2015. v. 1.