O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL-RELIGIOSA PELO CARÁTER DE LAICIDADE DO ESTADO: UMA CRÍTICA HERMENÊUTICA AO ENSINO CONFESSIONAL NA ESCOLA PÚBLICA

Contenido principal del artículo

Claudine Rodembusch Rocha
Henrique Alexander Grazzi Keske

Resumen

O presente artigo tem foco na discussão acerca do caráter de laicidade do Estado brasileiro, erigido como norma constitucional, enquanto forma de se garantir o equilíbrio da complexidade performativa cultural-religiosa de nossa sociedade. Para tanto, através do método de pesquisa bibliográfica, apresenta uma análise acerca do que denomina de hermenêutica da diversidade, para evidenciar a necessária mudança paradigmática a se operar, tanto nos níveis de jurisdição do próprio Estado; e alerta para as injunções legislativas de grupos religiosos específicos, bem articulados na esfera pública, capazes de interferir negativamente, agredindo o caráter laico, ou seja, neutro do Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
ROCHA, Claudine Rodembusch; GRAZZI KESKE, Henrique Alexander. O RESPEITO À DIVERSIDADE CULTURAL-RELIGIOSA PELO CARÁTER DE LAICIDADE DO ESTADO: UMA CRÍTICA HERMENÊUTICA AO ENSINO CONFESSIONAL NA ESCOLA PÚBLICA. Revista de Argumentação e Hermeneutica Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 119–139, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0103/2018.v4i1.4108. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/HermeneuticaJuridica/article/view/4108. Acesso em: 19 ene. 2025.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Henrique Alexander Grazzi Keske, FEEVALE

Atua na Modalidade de Educação à Distância, nos Sistema Moodle, como Professor-Autor. Integrante do Grupo de Direitos Humanos da Universidade Feevale, como representante do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Premiado pela Reitoria da Universidade Feevale, nos anos de 2015 e 2016, com o Título de Professor Imprensa,por sua participação nos diversos veículos de comunicação,resultando em maior visibilidade para a Instituição.Pesquisador do Projeto: Comunicação e interdisciplinaridade: interfaces temáticas, metodológicas, epistemológicas e bibliográficas em artigos científicos e Programas de Pós-Graduação, inserido na Linha de pesquisa Comunicação, Imagem e Identidade. É avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI 

Citas

MACHADO, Maria das Dores Campos. Os parlamentares religiosos tendem a ser mais conservadores do que a população evangélica. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/ 2017/12/02/politica/1512221378_127760.html. Acesso em: 07 fev. 2017.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do Direito. Rio de Janeiro; Forense, 2013.

SCALQUETTE, Rodrigo Arnoni. História do Direito: perspectivas histórico-constitucionais da relação entre Estado e Religião. São Paulo: Atlas, 2013.

SILVA, Sérgio André R.G da. A Hermenêutica Jurídica sob o influxo da Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer. Revista Tributária e de Finanças Públicas. V. 64. p. 276/296, set/out.2005. Disponível em: <http://www.revistadostribunais.com.br>. Acesso em: 16 fev. 2018.

STRECK, Lênio Luís. Bases para a compreensão da Hermenêutica Jurídica em tempos de superação do esquema sujeito-objeto. Sequência Estudos jurídicos e políticos. V. 28 (54). Disponível em http://www.Periódicos.Ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/ 15066/137332. Acesso em: 20 fev. 2018.

STRECK, Lênio Luís. Hermenêutica e Jurisdição: diálogos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.

SUPIOT, Alain. Homo juridicus: ensaio sobre a função antropológica do direito. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Introdução do estudo do Direito: primeiras linhas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.