A Contribuição da Hermenêutica Ricoeuriana e da sua Dialética do Amor para o Pensamento Jurídico Contemporâneo
Contenido principal del artículo
Resumen
Ricoeur entende a justiça numa tríplice dimensão: no campo político, regrando as práticas sociais; no plano institucional, conduzindo aos canais da justiça por meio do aparelho judiciário; e nos argumentos ao nível do discurso, como elemento da atividade comunicativa. O presente artigo busca analisar a justiça sob o prisma deste filósofo e dos seus escritos sobre a dialética do amor e da justiça, com fim de utilizar suas premissas em um novo pensar jurídico. Investigar-se-á o pensamento contemporâneo dominante e como ele pode ser aprimorado com a filosofia ricoeuriana. Utilizar-se-á o método dialético e como fonte a revisão bibliográfica.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ABEL, Olivier; DOSSE, François. Biographie. Disponível em: http://www.fondsricoeur.fr/fr/pages/biographie.html#la. Acesso em: 22 jan. 2016.
________. Paul Ricoeur: a promessa e a regra. Lisboa: Piaget, 1996.
AGIS-VILLAVERDE, Marcelíno. Paul Ricoeur: a força da razão compartida. Lisboa: Piaget, 2003.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2001
CESAR, Constança Marcondes. A ontologia hermenêutica de Paul Ricoeur. In: CESAR, Constança Marcondes (org.). A hermenêutica francesa: Paul Ricoeur. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002a.
________. Justice et paix chez Paul Ricoeur. In: FERRANDI, Walter Tega Giuseppe et. al. (dir.). La Philosophie et la Paix. Tome II. Paris: Vrin, 2002b.
DESROCHES, Daniel. A vida longa da compreensão em Paul Ricoeur. In: CESAR, Constança Marcondes (org.). A hermenêutica francesa: Paul Ricoeur. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
HÄBERLE, Peter. Hermenêutica Constitucional- A sociedade aberta dos intérpretes da Constituição: Contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.
HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1991.
PELLAUER, David. Compreeender Ricoeur. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Porto: RÉS, 1988.
________. O justo 1: a justiça como regra moral e como instituição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
________. Amor e Justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
TEIXEIRA, António Braz. Breve Tratado da Razão Jurídica. Sintra: Zéfiro, 2012. VILLELA-PETIT, Maria da Penha. O justo e o legal na reflexão de Paul Ricoeur. Prometeus, ano 6, n. 12, jul./dez. 2013.