Mercado de Carbono e a (In)Definição da Natureza Jurídica dos Créditos de Carbono na Legislação Brasileira

Ana Paula Basso, Letícia de Oliveira Delfino

Resumo


No contexto atual, em que as ações humanas descomedidas são as principais razões da deterioração  do  meio  ambiente,  o  Protocolo  de  Kyoto,  através  de  medidas  como  o Mecanismo  de  Desenvolvimento  Limpo  (MDL),  propõe  novas  perspectivas  para  o desenvolvimento de novos projetos e tecnologias sustentáveis. Baseado no método hipotético- dedutivo, o estudo apresenta os créditos de carbono como alternativa para que seja possível alcançar as metas de redução de emissão dos gases de efeito estufa, sendo que o objeto de estudo específico são os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo que podem ser utilizados pelos países em desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar que no Brasil, ainda há indefinição quanto às normas regulatórias que estabeleçam a natureza jurídica desses créditos, o que acaba impossibilitando o adequado tratamento jurídico sob esse tipo de comércio. Tal indefinição é prejudicial ao desenvolvimento do mercado de carbono brasileiro, considerando que gera insegurança para os investidores.


Palavras-chave


Protocolo de kyoto; Mecanismo de desenvolvimento limpo (mdl); Créditos de carbono; Natureza jurídica

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. O mecanismo de desenvolvimento limpo : guia de orientação 2009. Coord. Isaura Maria de Rezende Lopes Frondizi. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio: FIDES,

Disponível em < http://www.mct.gov.br/upd_blob/0205/205947.pdf>. Último acesso

de agosto de 2015.

. Ministério da Ciência e Tecnologia. Convenção sobre mudança do clima. Brasília, DF, 2005. Disponível em < http://www.mct.gov.br/upd_blob/0012/12425.pdf>. Último acesso em 16 de agosto de 2015.

BRAZ, Mario Sergio Araújo. Os mecanismos de cooperação internacional para redução de emissões sob o Protocolo de Quioto. Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União, Brasília, n. 9, p. 139-159, out./dez. 2003.

BELCHIOR, Giovanna Parente Neiva. MATIAS, João Luis Nogueira. Protocolo de Quioto, mecanismo de flexibilização e crédito de carbono. Manaus: CONPEDI, 2006. Disponível em < http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/bh/germana_parente_neiva_belchior3.p df>. Último acesso em 15 de agosto de 2015.

EGUREN, Lorenzo. Mercado de energias renovables y mercado del carbono en la América Latina: estado de situación y perspectivas. Santiago do Chile: CEPAL, 2007. Disponível em

. Último acesso 15 de agosto de 2015.

FERREIRA, Milena Fagundes Baptista. Aspectos tributários dos créditos de carbono. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) – Escola de Magistratura do Rio de Janeiro – EMERJ, Rio de Janeiro, 2010.

GREENPEACE. Obama anuncia plano de energia limpa. Agosto de 2015. Disponível em < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Plano-de-Energia-Limpa/>. Último acesso em 14 de agosto de 2015.

GVces/FGV-EAESP. Brasil – Potência Econômica e Ambiental No Século 21 Foco na

Economia de Baixo Carbono. Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 2014. Disponível em

https://s3.amazonaws.com/arquivos2.gvces.com.br/publicacoes/original/brasil-potencia- economica-e-ambiental_texto_base_final.pdf>. Último acesso em 12 de agosto de 2015.

IPCC. Climate Change 2014: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Fifth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. IPCC, Geneva, Switzerland, 2014. Disponível em < http://ar5- syr.ipcc.ch/ipcc/ipcc/resources/pdf/IPCC_SynthesisReport.pdf>. Último acesso em 12 de Agosto de 2015.

LIMIRO. Danielle. Créditos de carbono: Protocolo de Kyoto e Projetos de MDL.

Curitiba: Juruá Editora, 2008.

MACHADO FILHO, Haroldo. SABBAG, Bruno Kerlakian. Classificação da natureza jurídica do crédito de carbono e defesa da isenção tributária total às receitas decorrentes da cessão de créditos de carbono como forma de aprimorar o combate ao aquecimento global. Santa Catarina: UFSC, 2009. Disponível em < http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32148-38095-1-PB.pdf> Último acesso 16 de agosto de 2015.

MODÉ, Fernando Magalhães. Tributação ambiental – a função do tributo na proteção do meio ambiente. Curitiba: Juruá Editora, 3a tir., 2005.

ROCHA, Marcelo Theoto. O aumento da temperatura em todo o globo acaba afetando o meio ambiente e a própria economia, que dela tanto depende. Disponível em

. Acesso em 04 de agosto de 2015.

SANTO, Natália Batistuci. RIBEIRO, Maria de Fátima. Análise do merdo de carbono sob a ótica tributária. Amazonas: Hélia: Revista de Direito Ambiental da Amazônia, 18 ed., 2012.

SISTER, Gabriel. Mercado de Carbono e Protocolo de Quioto Aspectos Negociais e

Tributação. São Paulo: Campus Jurídico, 2008.

TRENNEPOHL, Terence Dornelles. Incentivos fiscais no direito ambiental. São Paulo: Saraiva, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2015.v1i1.172

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.