Responsabilidade Civil do Estado pela Concessão de Licença Ambiental

Carinna Gonçalves Simplício, Clarice Rogério de Castro

Resumo


O meio ambiente ecologicamente equilibrado é condição fundamental para a manutenção da vida na Terra, não havendo como dissociar os dois conceitos. No entanto, não é tarefa das mais fáceis atingir o ponto de equilíbrio ideal para atender às necessidades de todos os elementos envolvidos sem degradá-lo. Nesse momento, cabe a atuação do Estado, de forma a determinar limites para preservar o bem comum, considerando que a Constituição Federal de

1988 alçou à condição de direito fundamental tanto o meio ambiente equilibrado como o desenvolvimento econômico e social. O licenciamento ambiental é instrumento essencial na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde se insere. Busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência. Para isso, o Poder Público expede, com base no estudo de impacto ambiental pertinente, a devida licença ambiental, estabelecendo, assim, condições para que uma determinada atividade seja realizada de modo a causar mínimos impactos ambientais. O licenciamento ambiental não afasta, mas apenas

minimiza a possibilidade da ocorrência de danos ao meio ambiente. Nesse contexto, abordar- se-á, no presente estudo, de natureza qualitativa e coleta de dados bibliográficos, a via de reparação dos referidos danos causados, que se dá por meio do instituto da responsabilidade civil. Em se tratando especificamente da responsabilidade do Estado, este responde pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, inclusive quando o bem jurídico sob tutela é o meio ambiente. Nesse sentido, o Estado será civilmente responsável também quando houver dano ao meio ambiente decorrente de exercício de atividade pelo particular, devidamente licenciada pelo Poder Público.


Palavras-chave


Dano ambiental; Responsabilidade civil do estado; Licenciamento ambiental

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 09 jan. 1997. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2014.

. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal. Disponível em: . Acesso em: 13 mar.

CASTRO, C. L. B. Reparabilidade do Dano Ambiental: aspectos polêmicos. In: AGRA, W. M. et al. (coord). Constitucionalismo: os desafios do terceiro milênio. Belo Horizonte: Fórum,

CAVALIERI FILHO, S. Programa de Responsabilidade Civil. 6. ed. São Paulo: Malheiros,

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução n. 237 de 22 de dezembro de 1997. Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, 1997. Disponível em:

. Acesso em: 03 ago. 2015.

. Resolução n. 001 de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre critérios básicos e diretrizes gerais para o Relatório de Impacto Ambiental − RIMA. Brasília, 1986. Disponível em: . Acesso em: 24 mar.

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

FIORILLO, C. A. P. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. JUCOVSKY, V. L. R. S. Responsabilidade Civil do Estado por Danos Ambientais no Brasil e

em Portugal. Revista de Direito Ambiental. São Paulo: Revista dos Tribunais, v. 3, n. 12, Jul./ Set., 1996.

MACHADO, P. A. L. Direito Ambiental Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2013. MEIRELES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 35. ed. São Paulo: Malheiros, 2009. MELLO, C. A. B. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Malheiros, 1996. MILARÉ, E. Direito do Ambiente. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

MIRRA, A. L. V. Ação Civil Pública e Reparação do Dano ao Meio Ambiente. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

MUKAI, T. Direito Ambiental Sistematizado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. ROCHA, M. I. M. Reparação de Danos Ambientais. Revista de Direito Ambiental. São Paulo:

Revista dos Tribunais, v. 5, n. 19, p. 129 -156, Jul./ Set., 1996.

SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

WOOD, C. Environmental Impact Assessment: a comparative review. Lobdres:Longman

Scientific & Technical, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2525-9628/2015.v1i1.190

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.