A Sociedade: Tendências de Consumo e a Ética Empresarial

Conteúdo do artigo principal

Adriano Fábio Cordeiro da Silva
Antônio Carlos Efing

Resumo

O presente trabalho analisa a sociedade, as tendências de mercado e a ética empresarial aplicada ao consumo. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, abrange os diversos meios de informação, priorizando-se a doutrina inerente aos temas tratados, os sites da internet, as revistas especializadas e outras fontes que como subsídio para o embasamento teórico. Discute a diferença entre consumo, consumismo e hiperconsumismo. Conceitua os modismos, as tendências e megatendências do mercado e faz considerações sobre o perfil do consumidor do futuro. Verifica que o crédito facilita o fenômeno do hiperconsumo e do superendividamento. Trabalha a relação do marketing, enquanto agente promotor das marcas, propagandas e publicidade. Aborda a Ética aplicada ao consumo enquanto ciência que se relaciona com a Economia e com o mercado consumidor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, Adriano Fábio Cordeiro da; EFING, Antônio Carlos. A Sociedade: Tendências de Consumo e a Ética Empresarial. Conpedi Law Review, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 7, p. 76–93, 2016. DOI: 10.26668/2448-3931_conpedilawreview/2015.v1i7.3465. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/conpedireview/article/view/3465. Acesso em: 22 jan. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriano Fábio Cordeiro da Silva, Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Área de concentração: Direito Econômico e Socioambiental.

Antônio Carlos Efing, (PPGD)

Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD). Doutor em Direito das Relações Sociais