CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS, JURÍDICAS E ANTROPOLÓGICAS AOS DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS A PARTIR DOS PROCESSOS DE LUTA DO POVO GUARANI

Conteúdo do artigo principal

Adriana Biller Aparicio

Resumo

O artigo trata da mudança de paradigma da política indigenista e aponta a necessidade de produção de um novo olhar ao tema, considerando a história, cultura e processos de luta do Povo Guarani. A partir da Constituição Federal de 1988 e da Convenção n. 169 da Organização Internacional do Trabalho (Convenção n. 169 da OIT) entende-se que é preciso o desenvolvimento de estudos interdisciplinares para contribuir com os processos de demarcação e reconhecimento dos territórios indígenas pelo Estado brasileiro. Com a metodologia dedutiva, e revisão bibliográfica e documental apresenta, em primeiro lugar, a historicidade da categoria “terra indígena”. Após, aborda as demandas indígenas no contexto das identidades étnicas com base no pluralismo jurídico. Em seguida, trata da territorialidade Guarani, sua história e processos de luta visando contribuir com uma visão contemporânea aos direitos territoriais indígenas. Ao final, verifica que somente com base em uma perspectiva teórico-crítica, aportes interdisciplinares e com o protagonismo indígena é possível avançar nos direitos territoriais de acordo com as normativas vigentes.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
BILLER APARICIO, Adriana. CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS, JURÍDICAS E ANTROPOLÓGICAS AOS DIREITOS TERRITORIAIS INDÍGENAS A PARTIR DOS PROCESSOS DE LUTA DO POVO GUARANI. Revista de Sociologia, Antropologia e Cultura Jurídica, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0251/2024.v10i2.10871. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/culturajuridica/article/view/10871. Acesso em: 6 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Biller Aparicio, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Doutora em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (2018).  Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha - Espanha (2010). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Professora Colaboradora da Universidade Estadual de Maringá atuando no Departamento de Direito Público (DDP/UEM) desde 2019. Pesquisadora do Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC).