A APLICAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ

Conteúdo do artigo principal

Agatha Gonçalves Santana
Msc.
Esp.

Resumo

O trabalho aborda a proteção de dados pessoais dos sujeitos processais no contexto da transformação digital e da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). O problema de pesquisa central é avaliar se o TJPA, a título de exemplo, está cumprindo adequadamente os requisitos da LGPD e quais os desafios enfrentados na aplicação prática da lei. O objetivo é analisar os impactos da LGPD no PJe do TJPA, examinar a conformidade com as diretrizes legais e identificar as dificuldades na implementação. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, começando com uma revisão teórica da legislação de proteção de dados e seguindo para uma análise empírica do PJe no TJPA e uma lógica predominantemente indutiva. O levantamento bibliográfico e documental fundamenta a pesquisa, enquanto a análise de amostragem permite avaliar a aplicação prática da LGPD. Conclui-se que a implementação do PJe e da LGPD no TJPA representa um avanço significativo na modernização do sistema judiciário, promovendo eficiência e proteção de dados. Contudo, surgem desafios relacionados à inclusão digital e ao equilíbrio entre inovação e direitos fundamentais. A pesquisa sugere que, apesar das melhorias, é crucial continuar adaptando as práticas para garantir a proteção efetiva dos dados e o respeito aos direitos dos cidadãos, além da implementação de um manual de rotinas que permita a facilitação do compliance no âmbito dos tribunais

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTANA, Agatha Gonçalves; MARIA NASCIMENTO DE MATTOS, Andreza; SOUZA DO CARMO, Jimmy. A APLICAÇÃO DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS NO PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2024.v10i2.10810. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/10810. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Agatha Gonçalves Santana, Universidade da Amazônia - Grupo Ser Educacional

Advogada regularmente inscrita na OAB/Pará. Graduada em Direito pela Universidade da Amazônia (2006) e Mestre (2009) e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPa (2017). Professora titular de Teoria Geral do Processo e Direito Processual Civil da Universidade da Amazônia - UNAMA SER. Associada do IBDP - Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro a convite do IBERC - Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil. Líder do Grupo de Ensino e Pesquisa acerca das Teorias Gerais do Processo - O Processo como instrumento de realização dos Direitos Fundamentais da Universidade da Amazônia - Ser Educacional / CNPq. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Campinense de Ensino Superior Ltda. (CEP ICES UNAMA). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "A virada tecnologica do processo e a realização dos direitos fundamentais".

Msc., Universidade da Amazônia

Advogada e Pedagoga. Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Especialista em Direito Processual pela PUC/MG. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Professora da graduação na Universidade da Amazônia – UNAMA.

 

Esp., Universidade da Amazônia

Advogado. Mestrando em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia – UNAMA. Especialista em Direito Tributário pela Universidade do Anhanguera e Especialista em Contabilidade e Gestão de Finanças Empresariais na Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da graduação na Universidade da Amazônia – UNAMA.