Negócio Jurídico Processual Reflexões sobre a Flexibilização Procedimental

Conteúdo do artigo principal

Ana Cibelle Caldeira da Silva Aguiar
Kelly Cardoso

Resumo

O estudo apresenta uma análise de como as mudanças legislativas trazidas pelo novo Código de Processo Civil de 2015, especialmente a criação dos negócios jurídicos processuais, intentam acompanhar as necessidades de uma sociedade com intensa transformação social, tecnológica e econômica. Indicando que existia um verdadeiro déficit procedimental no Código de 1973 e que o NCPC buscou-se tornar o processo mais dinâmico, participativo e alinhado às novas realidades sociais. Assim, passando pela análise da flexibilização procedimental e o papel ativo das partes e do juiz na construção de um procedimento que atenda às suas necessidades, demonstrou-se que a solução do conflito e a prestação jurisdicional torna-se mais célere, justa e efetiva. Ainda, demonstrou-se que a flexibilização, juntamente com uma técnica processual adequada, resulta em um avanço na adaptação do direito às novas transformações sociais, com a garantia dos direitos fundamentais. Corroborando com as mudanças sociais marcadas pela busca da ampliação do acesso à justiça e a desmaterialização da informação. Nesse viés, a pesquisa se forma pelo método dedutivo, analisando-se a doutrina e legislação sobre a temática.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
CALDEIRA DA SILVA AGUIAR, Ana Cibelle; CARDOSO, Kelly. Negócio Jurídico Processual : Reflexões sobre a Flexibilização Procedimental . Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2024.v10i2.10953. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/10953. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Cibelle Caldeira da Silva Aguiar, UNIPAR

Mestranda em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Advogada. Avenida Rio Grande do Sul, 4230, Jardim América, Umuarama, PR, CEP 87.502-400 / E-mail: accsaguiar@gmail.com.

Kelly Cardoso, Universidade Paranaense - UNIPAR

Doutora em Direito Privado pela PUC Minas. Atuou como bolsista Capes-PNPD (Programa de Pós-Doutorado) junto ao Mestrado de Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense - UNIPAR. Professora do Mestrado em Direito Processual e Cidadania e da Graduação da Universidade Paranaense - Unipar. Advogada. Rua Vereador Romeu Lauro Werlang, 1056, Centro, Francisco Beltrão, PR, CEP 85.601-020 / E-mail: kelly.cardoso@prof.unipar.br.