DISCUSSÃO SOBRE O DIREITO À IMAGEM NO BRASIL À LUZ DO MARCO CIVIL DA INTERNET E DO ENTENDIMENTO DAS CORTES SUPERIORES

Conteúdo do artigo principal

Keylla Thalita Araújo
Laryssa Martins de Sá
Willian Tosta Pereira de Oliveiraa

Resumo

O presente artigo aborda a proteção conferida ao direito de imagem na era digital, tendo em consideração que o avanço tecnológico permite o compartilhamento e a disseminação de imagens com precisão e velocidade antes inimagináveis. Pretende-se analisar os contornos do direito de imagem na sociedade da informação, a partir da proteção conferida pela Constituição Federal de 1988, pelo Código Civil de 2002 e pelo Marco Civil da Internet. Ademais, busca-se analisar a sistemática adotada para a responsabilização dos provedores de aplicações de internet, o entendimento conferido ao assunto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e o cenário atual brasileiro sobre o tema, mormente, diante do posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi utilizada a metodologia da pesquisa teórica, além da análise de precedentes do STJ e STF a respeito da tutela do direito à imagem na internet e responsabilidade civil dos provedores de aplicações de internet. Insta destacar que o Marco Civil da Internet representou um importante avanço na regulamentação do tema, mormente, por estabelecer parâmetros para a responsabilização dos provedores de aplicações de internet, contudo reclama uma proteção mais refinada sobre o assunto. Destarte, o STJ tem decidido cada vez mais sobre o assunto e definindo novo parâmetros, além daqueles já previstos na legislação, de modo a mitigar o constrangimento à honra e a exposição desnecessária dos indivíduos. Outrossim, a análise do Tema 987, pelo STF, pode representar uma oportunidade para aprimorar o debate sobre como o ordenamento jurídico brasileiro lida com a relação usuários-provedores de aplicações de internet.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
THALITA ARAÚJO, Keylla; MARTINS DE SÁ, Laryssa; TOSTA PEREIRA DE OLIVEIRAA, Willian. DISCUSSÃO SOBRE O DIREITO À IMAGEM NO BRASIL À LUZ DO MARCO CIVIL DA INTERNET E DO ENTENDIMENTO DAS CORTES SUPERIORES. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2024.v10i2.11044. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/11044. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Keylla Thalita Araújo, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Procuradora do Distrito Federal em atuação na Procuradoria do Contencioso em Matéria de Saúde Pública (PROSAÚDE). Mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro De Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Endereço eletrônico: keylla020thalita@gmail.com

Laryssa Martins de Sá, Instituto Brasileiro De Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Advogada especialista em Processo Civil. Mestranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro De Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Willian Tosta Pereira de Oliveiraa, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)

Advogado e Assessor Técnico de Liderança Partidária na Câmara dos Deputados. Especialista em Processo Legislativo. Mestrando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).