A TEORIA DOS PRECEDENTES ADMINISTRATIVOS E A INSTRUÇÃO NORMATIVA 152023 DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Eduardo Mateus Ramos de Moura
PIMENTEL FILHO
de Lira Paes

Resumo

Em 2017, criou-se a Agência Nacional de Mineração (ANM), agência reguladora, a qual regula as ações administrativas públicas federais no setor minerário através da Lei 13.575/17. Neste contexto, sabendo-se que insurge no âmbito da autonomia delegada pela Lei das Agências Reguladoras (13.848/2019) um caráter sui generis na ausência de vinculação e subordinação hierárquica, a problemática incidente se define pela seguinte: dada a independência dos encargos da atividade da Agência Nacional de Mineração, faz-se necessário laborar com precedentes administrativos e derrogar parcialmente a cognição do princípio da legalidade estrita administrativa? Sob este cenário, é que o excerto científico irá debruçar-se, justificando-se a necessidade de segurança jurídica no setor, trazendo inicialmente conceitos elementares da doutrina precedentalista, por seguinte, apresentando dogmática administrativista e, passo último, refletindo sobre resultados já criados em sede de Agência Nacional de Mineração. Por fim, quanto a metodologia, a pesquisa é qualitativa, desempenhada por meio de revisão bibliográfica, através do método dedutivo de análise, de forma que esta pesquisa possa contribuir para a persecução da previsibilidade e confiança no sistema.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
RAMOS DE MOURA, Eduardo Mateus; PIMENTEL FILHO, JOSÉ ERNESTO; DE LIRA PAES, Gleydson Thiago. A TEORIA DOS PRECEDENTES ADMINISTRATIVOS E A INSTRUÇÃO NORMATIVA 152023 DA AGÊNCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2024.v10i2.11049. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/11049. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

PIMENTEL FILHO, Universidade Federal da Paraíba

Professor Titular, Classe E, da Universidade Federal da Paraíba (2018). Última posição internacional : Professor visitante da Faculdade de Direito da Université Grenoble Alpes, novembro de 2022, CESICE, Centre d'Études sur la Securité Internationale et les Coopérations Européennes. Posdoc : Direito Constitucional, no PPGDC, UNIFOR, PNPD/CAPES (2017). Pesquisador-visitante: NYC, New York University, History Department (2012-2013)

de Lira Paes, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas na Universidade Federal da Paraíba - PPGCJ/UFPB. Pós-Graduado em Direito Civil e Consumidor pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2021-2023). Pós-Graduado em Direito Constitucional pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2021-2023)