PLANEJAMENTO FAMILIAR E SELEÇÃO DE EMBRIÕES ANÁLISE DA CONCREÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Conteúdo do artigo principal

Helena de Azeredo Orselli
Janine Miranda Weiner
Priscila Zeni de Sá

Resumo

O diagnóstico genético pré-implantação consiste em uma técnica, disponível a casais ou uma pessoa sozinha, que recorrem à reprodução humana assistida, para averiguar a existência de doença genética no embrião a ser implantado e, a partir disso, selecionar os embriões. No contexto brasileiro, a utilização do diagnóstico genético pré-implantação traz questões éticas e jurídicas, especialmente em relação à conformidade com os princípios que protegem a dignidade humana e os direitos fundamentais. Dessa forma, o objetivo geral desse artigo consiste em evidenciar, diante da lacuna legislativa sobre o tema, o diálogo das fontes entre a Resolução n. 2.320/2022 do Conselho Federal de Medicina, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei do Planejamento Familiar, para assegurar a concreção da dignidade das pessoas com deficiências como a síndrome de Down, respeitando a inclusão e a diversidade biológica. Empregaram-se, nesta pesquisa, o método indutivo, assim como as técnicas de pesquisa bibliográfica, de fichamentos e de análise de conteúdo. Aponta-se que a seleção de embriões só é plausível sob a perspectiva da diferenciação entre as malformações genéticas compatíveis com a vida e aquelas apontadas como incapacitantes para a vida. A análise do estudo revela que, embora o diagnóstico genético pré-implantação oportunize significativos avanços na averiguação das doenças genéticas, sua aplicação deve ser rigorosamente regulamentada e delimitada para coibir práticas discriminatórias e garantir a proteção e a concreção da dignidade humana e dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência como a síndrome de Down.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
ORSELLI, Helena de Azeredo; WEINER, Janine Miranda; SÁ, Priscila Zeni de. PLANEJAMENTO FAMILIAR E SELEÇÃO DE EMBRIÕES: ANÁLISE DA CONCREÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2024.v10i2.11058. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/11058. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helena de Azeredo Orselli, Universidade Regional de Blumenau-FURB

Doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito Público pela Università degli Studi di Perugia e mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da FURB. Professora de Direito Civil, Bioética e Biodireito nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Fundamentais, Cidadania & Justiça e do Grupo de Pesquisa Pluridimensionalidade do direito privado contemporâneo, certificados junto ao CNPq pela FURB.

Janine Miranda Weiner, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestranda em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Membro do Grupo de Pesquisa Pluridimensionalidade do direito privado contemporâneo. Editora-Executiva da Revista Jurídica FURB. Bolsista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da FURB. Advogada. Endereço postal: Rua Fúlvio Aducci, 627, CEU Empresarial, sala 813, Bairro Estreito, Florianópolis/SC, CEP: 88075-000. Orcid: http://orcid.org/0009-0000-6949-2873.  E-mail:jmwsilva@furb.br.

Priscila Zeni de Sá, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Direito pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa Pluridimensionalidade do direito privado contemporâneo certificado pela FURB. Advogada. Endereço postal: Rua Antônio da Veiga, nº 140, Bairro Itoupava Seca, Blumenau /SC, CEP: 89030-903. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7498-6181. E-mail: priscilasa@furb.br.