A APLICAÇÃO DOS NUDGES NA PRESERVAÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO EM AUDIÊNCIAS JUDICIAIS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Denise Lage Bezerra Weyne
http://orcid.org/0000-0002-0079-1805

Resumo

O presente artigo analisa os institutos da conciliação e mediação judicial e a correlata legislação que determina a imposição de multa para o não comparecimento injustificado das partes à audiência de conciliação e mediação. Sugere-se que a saída para a valorização dos meios consensuais que mais se coaduna com suas características é o paternalismo libertário e não o intervencionismo estatal. Conclui que a utilização de simples estratégias pode trazer a tão esperada mudança de mentalidade social da cultura demandista, pois através dos nudges consegue-se chegar ao ápice das características dos meios consensuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
WEYNE, Denise Lage Bezerra. A APLICAÇÃO DOS NUDGES NA PRESERVAÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO EM AUDIÊNCIAS JUDICIAIS DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO. Revista Brasileira de Direito Civil em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 2, p. 104–118, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0243/2019.v5i2.5865. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitocivil/article/view/5865. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Lage Bezerra Weyne, Unichristus

Mestranda em Direito pelo Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Advogada. Pós graduada em Direito de Família de Sucessões. Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).