ASPECTOS RELEVANTES DA NOVA LEI DE FRANSHING E SUAS IMPLICAÇÕES ECONÔMICAS NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O setor de franquias, desde o seu nascimento, passou por grandes transformações e se tornou um dos mais importantes quando se trata de expansão econômica de negócios. Isso ocorre pela possibilidade que elas trazem de expansão das atividades. No Brasil o setor tem o seu crescimento na década de 80 e nos anos seguintes passam a ser reguladas por legislações próprias, que visam dar uma maior segurança jurídica e previsibilidade para estas relações. A regulação se faz importante uma vez que o setor apresenta números fortes, sejam na esfera econômica como social. Por sua importância acaba gerando discussões no âmbito jurídico sobre qual a melhor forma de implementar essas práticas.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BOAVENTURA, NINA. A Influencia da Rede de Franqueados na Gestão estratégica da Franqueadora: Um Estudo de Caso Múltiplo no Franchising Brasileiro. Dissertação (mestrado em Gestão Empresarial) – Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2011.Disponível em: https://silo.tips/download/escola-brasileira-de-administraao-publica-e-de-empresas-dissertaao-apresentada-p. Acesso em: 4 set. 2020.
CHERTO ET AL. Franchising: uma estratégia para expansão de negócios – São Paulo: Premier Máxima, 2006.
CRUZ, GLÓRIA Cardoso de Almeida. Franchising. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense,1993.
SCHNEIDER, Alexandre A. et al. Franchising da pratica para à teoria. São Paulo: Maltese, 1991.
SIMÃO FILHO, Adalberto. Franchising: aspectos jurídicos e contratuais, comentários à Lei de Franchising, com jurisprudências. 4 ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2000.193p.
SPINHA, P.G.; MACHADO, HILKA P. V. e RODRIGUES, R. M.I. Considerações sobre o
empreendedorismo e a exploração de negócios no franchising. EGEPE – Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. 4. 2005, Curitiba, Anais... Curitiba, 2005, pp. 552-564.
FRIEDHEIM, A. Os Termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo.
http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/interna/index.asp?codA=15&codAf=19&
codC=7&origem=artigos, acessado em 15/09/2020.
FRUSTOCKOL, Fernanda de La Rosa; DUTRA, Nathalia Carvalho. Uma análise sobre a nova Lei de Franquias e sua implementação, 2020. Disponível em: https://baptistaluz.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Bluz_Nova-Lei-de-Franquias-e-sua-implementa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
ASSOCIAÇÂO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Números do setor. Disponível em< https://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/> . Acesso em: 05 de setembro de 2020