A ESPECIFICIDADE DA NORMAS FAMILIARISTAS SOB O VIÉS DA DOUTRINA BRASILEIRA E PORTUGUESA

Conteúdo do artigo principal

Maísa de Souza Lopes
Vivian Gerstler Zalcman

Resumo

O Direito de Família é um dos ramos mais estudados da civilística. Ainda assim, pouca atenção é dada às características das normas familiaristas, cujo enfoque se pretende no presente. Os temas centrais do artigo são: a polêmica sobre o enquadramento do Direito de Família no âmbito do direito privado, seus caracteres particularizados e as implicações decorrentes dessa especificidade, e a sua classificação como um direito subjetivo. O estudo que se propõe será realizado sob o viés da doutrina brasileira e portuguesa. A metodologia que será aplicada na pesquisa é a hipotético-dedutiva. Ademais, a pesquisa será essencialmente bibliográfica e documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LOPES, Maísa de Souza; ZALCMAN, Vivian Gerstler. A ESPECIFICIDADE DA NORMAS FAMILIARISTAS SOB O VIÉS DA DOUTRINA BRASILEIRA E PORTUGUESA. Revista de Direito de Família e Sucessão, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 1, p. 39–55, 2018. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0227/2018.v4i1.4429. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitofamilia/article/view/4429. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maísa de Souza Lopes, Fadisp

Doutoranda e mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – Fadisp. Advogada atuante em Mato Grosso do Sul. Professora de Direito Civil do Centro Universitário Anhanguera Campo Grande∕MS

Vivian Gerstler Zalcman, PUC SP

Mestre em Direito pela PUC∕SP. Advogada atuante em São Paulo. Professora de Direito. Autora de livros e artigos jurídicos publicados em âmbito nacional. vivianzalcman@hotmail.com.

Referências

ALDAZ, Carlos Martínez de Aguirre. Curso de Derecho Civil. Volume IV. 2ª ed. Zaragoza: Editorial Colex, 2008.

ALMEIDA, José Luiz Gavião de. Direito civil: família. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

AMARAL, Jorge Augusto Pais de. Direito da família e das sucessões. 1ª ed. Coimbra: Almedina, 2015.

CAMPOS, Diogo Leite. Lições de Direito da Família e das Sucessões. Almedina, Coimbra, 1997.

COELHO, Francisco Pereira, OLIVEIRA, Guilherme de. Curso de Direto da Família. 5ª ed., Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.

CORTE REAL, Carlos Pamplona. Relance Crítico sobre o Direito de Família português. In Textos de Direito de Família para Francisco Pereira Coelho. Coord. Guilherme de Oliveira. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.

COSTA, Mário Júlio de Almeida. Noções Fundamentais de Direito Civil. 4ª ed., Coimbra: Almedina, 2006.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 3 ed. rev, atual e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, volume 5: direito de família. 30ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

FUENTEVILLA, Julián Guitrón. La Naturaleza Jurídica y La Autonomia Del Derecho Familiar. In Derecho de Familia y Registro de La Propriedad. Madrid: Centro de Estudios Registrales, 2001.

GOMES, Orlando. Direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

LASARTE, Carlos. Derecho de Familia. 11ª ed. Madrid: Marcial Pons, Ediciones Jurídicas y Sociales, 2017.

MADALENO, Rolf. Curso de direito de família. 5ª ed. rev, atual e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa de. MUNIZ, Francisco José Ferreira. Direito de Família. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 1990.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

PROENÇA, José João Gonçalves de. Direito da família. Lisboa: SPB, 1996.

RIZZARDO, Arnaldo. Direito de família. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

SANTA MARIA, José Serpa de. Curso de direito civil: direito de família, volume VIII. 1ª ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2001.

SOUSA, Miguel Teireira. Do Direito da Família aos Direitos Familiares. In Textos de Direito de Família para Francisco Pereira Coelho. Coord. Guilherme de Oliveira. Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.