A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E SUAS IMPLICAÇÕES ÀS DINÂMICAS FAMILIARES DOS DIAS ATUAIS NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008. (teoria & direito público, 1)
DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.
CALDERÓN, Ricardo. Princípio da afetividade no direito de família. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
CARDOSO, Simone Tassinari. Notas sobre a parentalidade biológica e socioafetiva: do direito civil moderno ao contemporâneo. Civilistica.com, Rio de Janeiro, ano 5, n. 1, p. 1-29, 2016. Disponível em: <http://civilistica.com/wp-content/uploads/2016/07/Cardoso-civilistica.com-a.5.n.2.2016.pdf>. Acesso em: 8 set. 2018.
CEZAR-FERREIRA, Verônica A. da; MACEDO, Rosa Maria Stefanini. Guarda compartilhada: uma visão psicojurídica. Porto Alegre: Artmed, 2016.
CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. Provimento nº 63, de 14 de novembro de 2017. Institui modelos únicos de certidão de nascimento, de casamento e de óbito, a serem adotadas pelos ofícios de registro civil das pessoas naturais, e dispõe sobre o reconhecimento voluntário e a averbação da paternidade e maternidade socioafetiva no Livro “A” e sobre o registro de nascimento e emissão da respectiva certidão dos filhos havidos por reprodução assistida. Brasília: CNJ, 2017. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/busca-atos-adm?documento=3380>. Acesso em: 8 set. 2018.
IBDFAM [Instituto Brasileiro de Direito de Família]. Especialistas avaliam Provimento que autoriza reconhecimento da socioafetividade em cartórios. IBDFAM, Belo Horizonte, Notícias, 22 nov. 2017. Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br/noticias/6504/Especialistas+avaliam+Provimento+que+autoriza+reconhecimento+da+socioafetividade+em+cart%C3%B3rios>. Acesso em: 8 set. 2018.
MADALENO, Rolf. Direito de família. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2017.
PARANÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Acórdão 108.417-9. Relator Des. Accácio Cambi, julgado em: 12 dez. 2001. Dário de Justiça do Estado do Paraná, Curitiba, 4 fev. 2002.
STF [Supremo Tribunal Federal]. Teses de Repercussão Geral. Brasília, DF: STF, 2018. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudenciaRepercussao/abrirTemasComRG.asp>. Acesso em: 8 set. 2018.
TJCE [Tribunal de Justiça do Estado do Ceará]. Fórum Clóvis Beviláqua emite 151 autorizações de viagens no primeiro trimestre do ano. TJCE, Notícias, 03 abr. 2017. Disponível em: <https://www.tjce.jus.br/noticias/forum-clovis-bevilaqua-emite-151-autorizacoes-de-viagens-no-primeiro-trimestre-do-ano/>. Acesso em: 8 set. 2018.