A MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA FAMILIAR DA CRIANÇA MIGRANTE: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DOS PROCESSOS MIGRATÓRIOS
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tomou por base o intenso cenário de fluxos migratórios durante o governo de Donald Trump (2017-2021) nos Estados Unidos (EUA) em que foram adotadas medidas repressivas que contribuíram para a segregação do núcleo familiar de migrantes e refugiados, bem como afetaram a estrutura familiar de muitas crianças migrantes. Diante deste cenário, este artigo se propôs a identificar como ocorrem as modificações das estruturas familiares durante os processos de refúgio e migração e de que maneira elas impactam na vida e o desenvolvimento da criança migrante na chegada ao país de destino. Para o desenvolvimento deste artigo, foi realizada uma análise metodológica com base nos estudos de Pêcheux (1997), Orlandi (1999) e Maziére (2017) acerca da análise do discurso (AD) dos relatos de sete refugiados e migrantes publicados no site do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e BBC News. Além disso, este artigo foi desenvolvido a partir da discussão do conceito jurídico de família à luz dos estudos de Gonçalves (2015), Santana (2015) e Scott (2015). Concluiu-se pela ineficiência do Estado enquanto garantidor de Direitos Humanos e à proteção da família e, consequentemente das crianças migrantes e refugiadas, pois as medidas adotadas caminham em desencontro aos acordos e tratados internacionais dos quais países-destinos de refúgio e migração são signatários.
Descargas
Detalles del artículo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Citas
ACNUR. Refugiados enfrentam jornadas desesperadoras para reencontrar familiares na Europa. Online, 2017. Disponível em: http://www.acnur.org/portugues/2017/08/28/refugiados-enfrentam-jornadas-desesperadoras-para-reencontrar-familiares-na-europa/. Acesso em: out. 2022.
BBC. A comovente gravação que mostra o sofrimento das crianças separadas da família pela Imigração nos EUA. Online, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44532068. Acesso em: agosto de 2022.
BBC. As crianças se abraçavam desesperadas: o relato de funcionário que se negou a separar irmãos brasileiros em abrigo nos EUA. Online, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44563329. Acesso em: agosto de 2022.
BBC. Como o México deteve 138 mil crianças imigrantes em 5 anos, muitas delas separadas dos pais. Online, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44736906. Acesso em: agosto de 2022.
BBC. Crise na Venezuela separa milhares de crianças de seus pais. Online, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44620196. Acesso em: out. 2022.
BBC News. A história por trás da foto da criança que virou símbolo da separação de famílias migrantes nos EUA. Online, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44516252. Acesso em: ago. de 2022.
BBC. Mataram minha mãe e me separaram de meu pai: o drama das crianças imigrantes nos EUA. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44984970. Acesso em: jul. 2022.
GONÇALVES, C. R. Direito Civil Brasileiro. Volume 6: direito de família / Carlos Roberto Gonçalves. – 12. ed. – São Paulo: Saraiva, 2015.
MAZIÉRE, F. A Análise do Discurso. São Paulo: Parábola, 2007.
ORLANDI, E. L. P. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 10 ed. Campinas: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET F.; HAK, T. (Orgs.) Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. de Eni P. Orlandi. Campinas: Unicamp, 1997.
SAID, E. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SANTANA, C. V. M. O. R. A Família na atualidade: novo conceito de família, novas formações e o papel do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família). Universidade Tiradentes. Trabalho de Conclusão de Curso. Aracaju, 2015. Disponível em: http://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/1649/TCC%20CLARA%20MODIFICADO.pdf?sequence=1>. Acesso em: ago. 2022.
SCOTT, P. Gerações e famílias: Polissemia, mudanças históricas e mobilidade. Revista Sociedade e Estado – V.25 N. 2. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922010000200006>. Acesso em: ago. 2022.