Garantismo e a regulação dos poderes: alternativas à pena de prisão

Melina Wilasco

Resumo


Trata-se de trabalho no qual se revisa importantes conceitos na obra de Luigi Ferrajoli a fim de verificar como o constitucionalismo garantista pode colaborar com o debate acerca da crise do sistema carcerário. O tema é de relevância no cenário brasileiro no qual o modelo adotado de encarceramento em massa mostra-se absolutamente ineficaz, o que corrobora a necessidade de reflexão sobre o tema. Conclui-se, preliminarmente, que a proposta de Ferrajoli parece ser exequível mesmo em países que adotam políticas neoliberais. Realiza-se revisão bibliográfica para verificar se o garantismo constitucional pode fornecer a base teórica necessária para reformas do sistema prisional.

Palavras-chave


garantismo penal; direitos fundamentais; prisão; neoliberalismo; penas alternativas.

Texto completo:

PDF

Referências


ACHUTTI, Daniel. Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal: contribuições para um novo modelo de administração de conflitos no Brasil. São Paulo: Editora Saraiva, 2ª edição, 2016.

DAVIS, Angela. Estarão as Prisões Obsoletas? Rio de Janeiro: Difel, 2018.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: Teoria do Garantismo Penal. São Paulo: Editora Revista do Tribunais, 2002.

FERRAJOLI, Luigi. Democracia y garantismo. Madrid: Trotta, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum. A ciência, o direito e a política na transição paradigmática. Volume 1, 4ª edição, São Paulo, Editora Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Poderá o direito ser emancipatório? Revista Crítica de Ciências Sociais, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Edição 65, p. 3-76, maio 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0200/2020.v6i2.7119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianópolis (SC), e-ISSN: 2526-0200

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.