CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: Integração Jurídica e Proteção Avançada dos Direitos Humanos

Conteúdo do artigo principal

Érika Araújo de Castro
Clarindo Ferreira Araújo Filho
Danilo Rinaldi dos Santos Júnior

Resumo

Este estudo explora o controle de convencionalidade como um mecanismo suplementar à proteção dos direitos fundamentais e de relevância ao fortalecimento das garantias constitucionais, com alinhamento das normas internas aos padrões internacionais na proteção dos direitos humanos. A partir de uma revisão de literatura, de cunho qualitativo e análise dedutiva, o objetivo precípuo é verificar seus contornos atuais e examinar uma forma de resolução de possíveis conflitos entre as normas domésticas e internacionais, considerando a necessidade de se garantir a proteção dos direitos humanos e da dignidade humana. A hipótese central é de que o controle de convencionalidade, deve integrar normas internas e internacionais visando a harmonia na proteção desses, cuja complementaridade das normas contribui a uma interpretação mais favorável a esses direitos. O controle de convencionalidade é fundamental na garantia de que as leis internas estejam em conformidade com a Constituição e com os tratados internacionais ratificados, promovendo um equilíbrio entre as diferentes fontes jurídicas. O artigo detalha a importância desse controle na preservação dos direitos humanos a partir de uma abordagem prática indispensável à conformidade da legislação nacional aos padrões globais na efetividade e uniformidade na aplicação desses direitos. Os levantamentos direcionam ao entendimento de que a integração e o respeito entre as normas internas e internacionais são essenciais para se garantir robusta proteção aos direitos fundamentais e humanos.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO DE CASTRO, Érika; FERREIRA ARAÚJO FILHO, Clarindo; RINALDI DOS SANTOS JÚNIOR, Danilo. CONTROLE DE CONVENCIONALIDADE: Integração Jurídica e Proteção Avançada dos Direitos Humanos. Revista de Direitos Humanos em Perspectiva, Florianopolis, Brasil, v. 10, n. 2, 2025. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0197/2024.v10i2.10979. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/direitoshumanos/article/view/10979. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Érika Araújo de Castro, Conpedi

Especialista em Direito Notarial e Registral, Tabeliã e Registradora Substituta de Cartório – e-mail: erika.ac89@yahoo.com.br – http://orcid.org/0009-0009-5774-3431.

Clarindo Ferreira Araújo Filho, Conpedi

Delegatário de Cartório – http://orcid.org/0000-0003-0282-1681.

Danilo Rinaldi dos Santos Júnior, Conpedi

Doutorando em Direito pela UNB; Mestre em Direito; Professor Universitário e Advogado – e-mail: danilorinaldi@gmail.com – http://orcid.org/0009-0004-4465-9090 – http://lattes.cnpq.br/4756433676175817.