A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO E A NORMATIVIDADE DA LEI TRIBUTÁRIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa o fenômeno da constitucionalização do Direito Tributário brasileiro. A análise trata da relação entre a Constituição e a legislação infraconstitucional. Busca-se avaliar o modo como a constitucionalização em matéria tributária repercute efeitos em face das necessidades de mudanças exigidas pela atividade econômica na realidade brasileira. Discute-se os fundamentos da constitucionalização e os efeitos interpretativos de modo a indicar uma perspectiva de desconstitucionalização compatível com a preservação dos direitos fundamentais em matéria tributária. Adota-se uma metodologia dedutiva, com bases bibliográficas e documentais.
Downloads
Detalhes do artigo
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
Referências
BARROSO, Luís Roberto. Direito Administrativo e seus Novos Paradigmas. 1ª ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008.
____________. Curso de Direito Constitucional Contemporâneo. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
BITTAR, Eduardo C. B. Curso de Filosofia do Direito. 13a ed. São Paulo: Atlas, 2018.
CARRAZZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional Tributário. 27a ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. 3.ª ed. 2.ª tiragem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
HART, H.L.A. O Conceito de direito. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1961.
HESSE, Konrad. A força normativa da Constituição. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1991.
MACEDO JUNIOR, Roberto Porto. Do xadrez à cortesia – Dworkin e a teoria do direito contemporânea. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
MACEI, Demitrius Nichele. A verdade material no direito tributário: a cidadania fiscal administrativa e judicial. São Paulo: Malheiros, 2013.
NAGEL, Thomas; MURPHY, Liam. O mito da propriedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
PERLINGIERI, Pietro. O direito civil na legalidade constitucional. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2008.
RODRIGUES JR., Otávio Luiz. Direito civil contemporâneo – estatuto epistemológico, constituição e direitos fundamentais, Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2019.
SALAMA, Bruno M. O fim da responsabilidade limitada no Brasil – história, direito e economia. São Paulo: Malheiros Editores, 2014.
SAMPAIO, José Adércio Leite. A Constituição sob ataque: Legislativo e Executivo como fatores mutagênicos. Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RCHTD). Unisinos, setembro-dezembro 2018, p. 251-263.
SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. 40ª ed. São Paulo: Malheiros, 2017.
TAVARES, André Ramos. Curso de Direito Constitucional. 16ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
TORRES, Ricardo Lobo. Curso de direito financeiro e tributário. 11.ª ed. Rio de Janeiro: Editora Renovar, 2004.