A IMPORTÂNCIA DA OBRA E DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE JOAQUIM NABUCO PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA

Conteúdo do artigo principal

Helano Márcio Vieira Rangel
http://orcid.org/0000-0003-2983-4132
Eveline de Castro Correia
http://orcid.org/0000-0002-9601-3396

Resumo

O estudo enfoca a obra de Joaquim Nabuco em sua prática abolicionista, monárquica e pan-americana. Há rara literatura que analise o seu trabalho e a cultura jurídica contemporânea, razão pela qual se justifica o presente ensaio. O objetivo principal do trabalho é, assim, analisar a obra e militância política de Joaquim Nabuco, a fim de demonstrar a sua importância para a construção contemporânea do Direito Constitucional e do Direito Internacional. Conclui-se que a cultura jurídica contemporânea se deve, em parte, ao esforço de homens como Nabuco, o qual se devotou à causa abolicionista. Trata-se de pesquisa explicativa, qualitativa e bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RANGEL, Helano Márcio Vieira; CORREIA, Eveline de Castro. A IMPORTÂNCIA DA OBRA E DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE JOAQUIM NABUCO PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA. Revista Brasileira de História do Direito, Florianopolis, Brasil, v. 5, n. 2, p. 1–17, 2019. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2019.v5i2.6006. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/historiadireito/article/view/6006. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helano Márcio Vieira Rangel, Centro Universitário Estácio do Ceará

Mestre em Ordem Jurídica Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, professor titular I do Centro Universitário Estácio do Ceará, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito

Eveline de Castro Correia, Centro Universitário Estácio do Ceará

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.Possui graduação em Direito- pela Universidade de Fortaleza - Unifor (1985). Pos Graduação em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza- Unifor(2007).Atualmente é Coordenadora Geral do Curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora de Direito de Família e de Direito Civil.