Ações de Liberdade na Cidade de Campinas (1871-1888)

Fernanda Cristina Covolan

Resumo


Esse trabalho se propõe a entender os caminhos seguidos para o escravo se tornar um sujeito ativo no Brasil oitocentista conquistando sua Liberdade por meio de ações judiciais, considerando os espaços legais que deram acesso a essa possibilidade. Inicialmente fez-se uma retrospectiva da legislação de 1871 e 1886, permitindo compreender como foram criadas as condições para que o escravo pudesse requerer sua liberdade sem a necessidade do consentimento do proprietário. Viu-se também que a referida legislação significou a diminuição das esferas de dependência do escravo que desejasse a liberdade, já que não mais dependia da vontade do senhor, podendo ele mesmo comprar sua liberdade. Por fim foram utilizados dados secundários, advindos de trabalhos historiográficos, bem como dados primários provenientes do arquivo do Tribunal de Justiça de Campinas, no Centro de Memória da Unicamp. Estes dados revelaram um crescimento no número de ações de liberdade ao longo dos anos, até a definitiva abolição em 1888.

Palavras-chave


Brasil imperial; Escravidão; Ações de liberdade

Texto completo:

PDF

Referências


ABRAHÃO, Fernando Antonio. As Ações de Liberdade de Escravos do Tribunal de Campinas. Campinas, SP: Coleção Instrumentos de Pesquisa: 1992.

BERTIN, Enidelce. Alforrias na São Paulo do Século XIX: Liberdade e Dominação. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2004.

CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: Uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: 5° reimpressão. Companhia de Letras, 2003

COVOLAN, Fernanda Cristina; FABRICIO, Matheus Di Felippo. Interpretações da Lei de 07 de novembro de 1831 no Brasil imperial: um estudo de caso. In AGRA, Giscardi Farias; FONSECA, Ricardo Marcelo; SIQUEIRA, Gustavo Silveira.(coords) História do Direito I. Florianópolis: Conpedi/ Boiteux. 2014.

CUNHA, Manuela Carneiro Da. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

GEBARA, Ademir. O mercado de trabalho livre no Brasil (1871-1888). São Paulo: Brasiliense, 1986.

GRINBERG, Keila. Liberata, a lei da ambiguidade: As ações de liberdade da Corte de Apelação do Rio de Janeiro no século XIX. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

MALHEIRO, Perdigão. A Escravidão no Brasil: Ensaio Histórico, Jurídico, Social, III Parte e Apêndice. Volume II. Petrópolis, RJ: Vozes Ltda, 1976.

MATTOSO, Katia M. de Queirós; trad. James Amado. Ser Escravo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003.

NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. São Paulo : Publifolha, 2000. (Grandes nomes do pensamento brasileiro da Folha de São Paulo). texto básico digitalizado por Sérgio Simonato - Campinas/SP. PDF. Acessado em 05/05/2013.

PENA, Eduardo Spiller. O Jogo da Face: A Astúcia Frente aos Senhores e à Lei na Curitiba Provincial. Curitiba, PR: Aos Quatro Ventos, 1999.

XAVIER, Regina Célia Lima. A Conquista da Liberdade: Libertos em Campinas na segunda metade do Século XIX. Campinas, SP: Campiniana, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-009X/2015.v1i1.645

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.