Transparência Administrativa e o Acesso à Informação

Luís Paulo Petersen Andreazza, Sergio Gonçalves Macedo Júnior

Resumo


Este artigo aborda as diversas formas e amplitudes de aplicação do segredo de Estado ao longo da história, desde as suas origens na cultura política clássica, até o esvaecimento de sua intensidade, quando ganham força, então, o direito à informação e os princípios da boa administração, da publicidade, da transparência e da democracia. Nesse cenário, no Brasil, destaca-se o princípio constitucional da transparência, que transforma a noção de publicidade administrativa, deixando ela de ser apenas uma opção do administrador, para demandar um espaço público no qual o livre trânsito das ideias e das informações passa a ter potencialidade para influenciar os escopos e as estratégias de atuação do Estado, conferindo certeza a condutas estatais e segurança aos administrados. Na esteira desse princípio, surge a Lei de Acesso  à  Informação,  com  vistas  a  imprimir  efetividade  no  acesso  às  informações administrativas,  produzindo  intensos  efeitos  práticos  na  relação  jurídico-administrativa estabelecida entre a Administração Pública e os administrados e submetendo o poder ao controle do povo, apresentando uma identidade notória com a democracia. No entanto, alguns pontos deste diploma provocaram debates no tocante ao possível conflito entre direitos fundamentais individuais e coletivos, bem como entre os princípios constitucionais da transparência e da publicidade com os da intimidade e da privacidade, além da eventual colisão com as normas infraconstitucionais derivadas destes últimos, como o sigilo de dados financeiros, o sigilo bancário e o sigilo fiscal. Assim, pretende o presente estudo estabelecer a propriedade do alcance da Lei de Acesso à Informação diante da questão particular da divulgação da remuneração nominal dos agentes estatais.


Palavras-chave


Segredo de estado, Informação, Publicidade, Transparência

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. trad. M. B. Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ATALIBA, Geraldo. Como fazer transparente a administração pública – mecanismos de controle popular. In: Problemas e reformas: subsídios para o debate constituinte. São Paulo: OAB/SP, 1988, p. 60-73.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Discricionariedade e controle jurisdicional. 2ed. 9 tir. São Paulo: Malheiros Editores, 2008.

BENTHAM, Jeremy. Fragmentos sobre el gobierno. trad. J. L. Ramos. Madrid: Aguilar, 1973.

BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. trad. João Ferreira et al. Brasília: UNB, 1986.

_________. O futuro da democracia. 7ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

CADEMARTORI, Sergio; CADEMARTORI, Daniela M. L. de. O poder do segredo e os segredos do poder: uma análise histórico-conceitual dos limites e das possibilidades de convivência entre o segredo e a democracia. Revista novos estudos jurídicos - eletrônica. vol. 16, n.3, set./dez.-2011, p. 329-344.

CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. A informação como bem de consumo. Revista de Direito do Consumidor, v. 41, jan-2002.

EFING, Antônio Carlos. Bancos de dados e cadastro de consumidores. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

FARIAS, Edilson Pereira de. Colisão de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e comunicação. 3ed., rev., at. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2008.

FERRAJOLI, Luigi. Principia iuris, vol. 2, Bari: Laterza, 2007.

FREITAS, Juarez. Discricionariedade administrativa e o direito fundamental à boa administração pública. 2ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

_________. Direito fundamental à boa administração pública e a constitucionalização das relações administrativas brasileiras. Revista Interesse Público. ano 12, n. 60, mar./abr.-2010. Belo Horizonte: Fórum, 2010, p. 13-24.

_________. Direito constitucional à democracia. In: Direito à democracia: ensaios transdisciplinares. Org. FREITAS, Juarez; TEIXEIRA, Anderson V. São Paulo: Conceito Editorial, 2011. p. 11-39.

GUASTINI, Ricardo. La constitucionalizacion del ordenamiento jurídico: El caso italiano. In: Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Trotta, 2003.

HEINEN, Juliano. Comentários à lei de acesso à informação: lei nº 12.527/2011. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2014.

LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Cia. das Letras, 1988.

LIMBERGER, Têmis. Transparência administrativa e novas tecnologias: o dever de publicidade, o direito a ser informado e o princípio democrático. Revista da Procuradoria Geral do Estado. Porto Alegre: EPGE, v. 30, n. 64, jul./dez-2006.

MARTINS-COSTA, Judith. Modelos de direito privado. São Paulo: Marcial Pons, 2014.

MARTINS JÚNIOR, Wallace Paiva. Transparência administrativa: publicidade, motivação e participação popular. São Paulo: Saraiva, 2004.

MEDAUER, Odete. O direito administrativo em evolução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992.

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Tomo 4. 7ed. Coimbra: Coimbra, 2008.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional administrativo. São Paulo: Atlas, 2002.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

MUÑOZ, Jaime Rodriguez-Arana. Direito fundamental à boa administração pública. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

OHLWEILER, Leonel. A efetividade do acesso às informações administrativas e o direito à boa-administração pública: questões hermenêuticas sobre a transparência na administração pública e a Lei n° 12.527/2011.

RODRIGUES JUNIOR, Álvaro. Liberdade de expressão e liberdade de informação: limites e fronteiras do controle. Curitiba: Juruá, 2009.

SCHIAVI, Pablo. Información pública en clave de neoconstitucionalismo. A&C – Revista de Direito Administrativo&Constitucional, BH, ano 14, n. 57, jul./set.-2014, p. 13-45.

SCHMITT, Carl. La dictadura. trad. J. D. García. Madrid: Revista de Occidente, 1968.

SPINOZA, Benedictus de. Tratado político. 3ed. trad. M. S. Chauí et al. São Paulo: Abril Cultural,1983.

TESTA JÚNIOR, Washington Luiz. Informação, Direito e verdade: regulação constitucional da imprensa. Curitiba: Juruá, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2015.v1i1.181

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.