A REFORMA GERENCIAL NO BRASIL E AS POSSIBILIDADES DE VIABILIZAR DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS
Resumo
Apropriando-se do método dedutivo, a pesquisa bibliográfica analisa a intervenção do Estado sobre o domínio econômico para viabilizar direitos sociais, políticos e econômicos conforme os pilares do Estado liberal e social. Atualmente, fortes são as tendências neoliberais e grande a modificação do posicionamento do Estado com relação a esses direitos. Defende-se que o Brasil absorveu os ideais do neoliberalismo e de conquistas sociais na Constituição Federal de 1988, mas apenas com a Emenda Constitucional n. 19 de 1998 e a implementação da reforma gerencial foi possível incorporar as conquistas obtidas em lutas políticas, sociais e econômicas do Estado moderno.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ABRUCIO, Fernando Luiz. O longo caminho das reformas nos governos estaduais: crise, mudanças e impasses. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 161-198.
ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de. Reconstrução e reforma do Estado. In: VELOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Governabilidade e Reformas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. p. 129-198.
BACELLAR, Luiz Ricardo Trindade Bacellar. Solução de controvérsias pelas agências reguladoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.
BARROSO, Luís Roberto. A ordem econômica constitucional e os limites à atuação estatal no controle de preços. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 4, p. 187-212, out./dez. 2001.
BENTO, Leonardo Valles. Governança e governabilidade na reforma do Estado: entre a eficiência e a democratização. Barueri: Manole, 2003.
BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Secretaria da Reforma do Estado Organizações sociais. Secretaria da Reforma do Estado. Brasília: Ministério da Administração e Reforma do Estado, 1997. 74 p. (Cadernos MARE da reforma do estado; v. 2).
BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
______. Uma reforma gerencial da administração pública no Brasil. In: Anais do Congresso da Associação Internacional de Ciência Política - IPSA. Seul, agosto de 1997.
HABERMAS, Jurgen. A constelação pósnacional – Ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001.
HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Tradução de Leonel Vallandro. 2. ed. São Paulo: Globo, 1997.
HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes. Campinas, n. 55, p. 30-41, nov 2001.
PACHECO, Regina Silva. Reformando a administração pública no Brasil: eficiência e accountability democrática. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 223-237.
SMITH, Adam. A riqueza das nações – investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do Estado. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
TOLEDO, Enrique de la Garza. Neoliberalismo e Estado. In: LAURELL, Asa Cristina (Org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. Tradução de Rodrigo León Contrera. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 71-89.
DOI: http://dx.doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2017.v3i2.2361
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.