A REFORMA GERENCIAL NO BRASIL E AS POSSIBILIDADES DE VIABILIZAR DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS

Conteúdo do artigo principal

Lara Caxico Martins Miranda
Marlene Kempfer

Resumo

Apropriando-se do método dedutivo, a pesquisa bibliográfica analisa a intervenção do Estado sobre o domínio econômico para viabilizar direitos sociais, políticos e econômicos conforme os pilares do Estado liberal e social. Atualmente, fortes são as tendências neoliberais e grande a modificação do posicionamento do Estado com relação a esses direitos. Defende-se que o Brasil absorveu os ideais do neoliberalismo e de conquistas sociais na Constituição Federal de 1988, mas apenas com a Emenda Constitucional n. 19 de 1998 e a implementação da reforma gerencial foi possível incorporar as conquistas obtidas em lutas políticas, sociais e econômicas do Estado moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIRANDA, Lara Caxico Martins; KEMPFER, Marlene. A REFORMA GERENCIAL NO BRASIL E AS POSSIBILIDADES DE VIABILIZAR DIREITOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianopolis, Brasil, v. 3, n. 2, p. 1–16, 2017. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2017.v3i2.2361. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdagp/article/view/2361. Acesso em: 18 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lara Caxico Martins Miranda, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda do Programa de Mestrado em Direito Negocial da Universidade Estadual de Londrina. Pós Graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo Complexo de ensino Damásio de Jesus e em Direito Constitucional pela escola LFG.

Marlene Kempfer, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Direito do Estado pela Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, (Brasil). Professora do Mestrado em Direito Negocial e da Graduação da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. O longo caminho das reformas nos governos estaduais: crise, mudanças e impasses. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 161-198.

ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de. Reconstrução e reforma do Estado. In: VELOSO, João Paulo dos Reis; ALBUQUERQUE, Roberto Cavalcanti de (coord.). Governabilidade e Reformas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1995. p. 129-198.

BACELLAR, Luiz Ricardo Trindade Bacellar. Solução de controvérsias pelas agências reguladoras. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

BARROSO, Luís Roberto. A ordem econômica constitucional e os limites à atuação estatal no controle de preços. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 4, p. 187-212, out./dez. 2001.

BENTO, Leonardo Valles. Governança e governabilidade na reforma do Estado: entre a eficiência e a democratização. Barueri: Manole, 2003.

BRASIL. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Secretaria da Reforma do Estado Organizações sociais. Secretaria da Reforma do Estado. Brasília: Ministério da Administração e Reforma do Estado, 1997. 74 p. (Cadernos MARE da reforma do estado; v. 2).

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

______. Uma reforma gerencial da administração pública no Brasil. In: Anais do Congresso da Associação Internacional de Ciência Política - IPSA. Seul, agosto de 1997.

HABERMAS, Jurgen. A constelação pósnacional – Ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

HAYEK, Friedrich August Von. O caminho da servidão. Tradução de Leonel Vallandro. 2. ed. São Paulo: Globo, 1997.

HOFLING, Eloísa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos Cedes. Campinas, n. 55, p. 30-41, nov 2001.

PACHECO, Regina Silva. Reformando a administração pública no Brasil: eficiência e accountability democrática. In: MELO, Marcus André (Org.). Reforma do Estado e mudança institucional no Brasil. Recife: Massangana, 1999. p. 223-237.

SMITH, Adam. A riqueza das nações – investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do Estado. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

TOLEDO, Enrique de la Garza. Neoliberalismo e Estado. In: LAURELL, Asa Cristina (Org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. Tradução de Rodrigo León Contrera. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 71-89.