A Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos Sobre a Liberdade de Expressão

Conteúdo do artigo principal

Giorgi Augustus Nogueira Peixe Sales

Resumo

Após décadas de regime ditatorial, muitos países das Américas passaram a ser regidos por constituições democráticas, mas permanecem algumas práticas atentatórias aos direitos humanos, como a violação da liberdade de expressão.
Nesse quadro, as decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos surgem como de grande relevância para a definição do direito à liberdade de expressão e para a sua devida observância nos Estados parte. O objetivo deste trabalho é analisar a jurisprudência da Corte Interamericana sobre a liberdade de expressão, demonstrando quais os fundamentos e argumentos apresentados para a tutela desse direito. O método utilizado é bibliográfico, com forte fundamento na análise documental (julgados da Corte IDH). Conclui-se que a liberdade de expressão é um direito que engloba diversos aspectos, podendo ser compreendido como um direito individual e coletivo. A jurisprudência da Corte Interamericana admite limitações a esse direito, desde que atendidos determinados parâmetros, sendo vedadas a censura prévia, formas indiretas de censura e omissão indevida de informações públicas. O trabalho poderá fomentar discussões sobre a liberdade de expressão, atualmente carente de estudos jurídicos no Brasil. Além disso, o estudo de julgados da Corte Interamericana e de seus padrões pode ser útil para a incorporação do seu entendimento às decisões judiciais nacionais e à prática dos órgãos estatais.



DOI:10.5585/rdb.v4i3.8

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SALES, Giorgi Augustus Nogueira Peixe. A Jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos Sobre a Liberdade de Expressão. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 3, p. 146–168, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v4i3.2633. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2633. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Giorgi Augustus Nogueira Peixe Sales, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

Graduado em Direito da Universidade Federal do Ceará. Mestrando em Direito
Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
Assessor na Procuradoria da República no Estado do Ceará. Bolsista CAPES.