Justiça Transicional e Desenvolvimento Sustentável: Desafios de Uma Paz Duradoura em um Mundo em Transformação

Conteúdo do artigo principal

Kiwonghi Bizawu

Resumo

O presente artigo analisa a complexidade do fenômeno da globalização do mundo jurídico pela eficácia e legitimidade do Tribunal Penal Internacional (TPI), destacando, contudo, a politização de uma justiça seletiva, assimétrica
e discriminatória, menos universal, tendo em vista as contradições geradas pelos crimes cometidos pelos dirigentes das grandes potências, financiadores de conflitos armados no mundo afora. Destaca-se, desse modo, partindo de uma pesquisa explicativa assentada no método hipotético dedutivo, a necessidade da Justiça Transicional como contra ponto ao TPI em busca de uma paz duradoura e de um desenvolvimento sustentável baseada no resgate da memória das vítimas e da consciência coletiva na perspectiva de reescrever a história dos povos lesados e buscar a verdade mediante as Comissões Verdade e Reconciliação.



DOI:10.5585/rdb.v4i3.11

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BIZAWU, Kiwonghi. Justiça Transicional e Desenvolvimento Sustentável: Desafios de Uma Paz Duradoura em um Mundo em Transformação. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 4, n. 3, p. 214–243, 2013. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2013.v4i3.2636. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2636. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Kiwonghi Bizawu, Escola Superior Dom Hélder Câmara – Belo Horizonte – MG

Advogado, sacerdote, mestre e doutor em Direito Internacional pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais, professor de Direito Internacional Público
e Privado no curso de graduação e de Fundamentos de Metodologia da Pesquisa
Cientifica no Mestrado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na
Escola Superior Dom Hélder Câmara – Belo Horizonte – MG.