A Ação Civil Pública e a Tutela dos Direitos Individuais Homogêneos em Matéria de Seguridade Social

Conteúdo do artigo principal

Cristhian Magnus de Marco
Katiane Sandrin

Resumo

O presente artigo analisa as possibilidades da Ação Civil Pública em matéria de Direitos Sociais, restringindo-se aos aspectos concernentes à Seguridade Social. Com efeito, a utilização da Ação Civil Pública no âmbito do Poder Judiciário brasileiro vem mostrando alguns avanços,
isto é, abrindo-se para a inclusão de novas matérias de tutela jurisdicional coletiva. Nesse passo, mostra-se que eventual conceituação dos direitos individuais homogêneos deve ser sempre provisória, viabilizando sempre possibilidades de acordo com as necessidades novas para que se assegure a dignidade humana. As recentes decisões do STF e do STJ são importantes. Passaram
a admitir a revisão de benefícios previdenciários em Ação Civil Pública, considerando a matéria como de direito individual homogêneo, tutelado sempre que houver “relevante interesse social”. Essa ampliação mostra-se fruto de uma interpretação evolutiva dos direitos sociais e tendente à proteção jurisdicional mais efetiva dos mesmos.




DOI:10.5585/rdb.v1i1.55

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARCO, Cristhian Magnus de; SANDRIN, Katiane. A Ação Civil Pública e a Tutela dos Direitos Individuais Homogêneos em Matéria de Seguridade Social. Revista de Direito Brasileira, Florianopolis, Brasil, v. 1, n. 1, p. 111–139, 2011. DOI: 10.26668/IndexLawJournals/2358-1352/2011.v1i1.2680. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/2680. Acesso em: 20 jan. 2025.
Seção
JUSTIÇA CONSTITUCIONAL
Biografia do Autor

Cristhian Magnus de Marco, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Mestre em Instituições Jurídico Políticas pela UFSC. Doutorando em Direito na PUC-RS. Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Advogado.

Katiane Sandrin, Universidade do Oeste de de Santa Catarina.

Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade do Oeste de de Santa Catarina.